Investigação

Já é conhecido vencedor da 4.ª edição do concurso UC 3MT

Robert Junqueira foi o grande vencedor, com a tese "O Curso Jesuíta de Coimbra como Fonte da Lógica Semiótica de Charles S. Peirce", do Doutoramento em Filosofia da Faculdade de Letras da UC.

20 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Subir a um palco e explicar, de uma forma simples e compreensível, em apenas três minutos, toda a investigação e trabalho feitos num doutoramento. Este foi o desafio de 19 estudantes de Doutoramento da Universidade de Coimbra (UC) que, a 17 de março, no Pavilhão Centro de Portugal, foram finalistas da 4.ª edição do concurso 3 Minutos de Tese. E o grande vencedor foi o estudante da Faculdade de Letras da UC, do Doutoramento em Filosofia, Robert Junqueira. Colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da FLUC, o estudante falou sobre a sua tese, com o tema: "O Curso Jesuíta de Coimbra como Fonte da Lógica Semiótica de Charles S. Peirce".

Em segundo lugar ficou a estudante da Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde, do Doutoramento em Ciências da Saúde, Ana Patrícia Ferreia, com a tese "CovMIND – NeuroGAD: Distanciamento social e Perturbação de Ansiedade Generalizada no contexto da COVID-19: uma abordagem neuroterapêutica". Com a tese "Estudo de biomarcadores potenciais para diferenciar os tumores benignos e malignos da tiróide", do Doutoramento em Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, a estudante Margarida Serra Coelho ficou em 3.º lugar.

De acordo com a presidente do júri do concurso, Cláudia Cavadas, garante que a UC 3MT é uma "atividade é muito interessante porque junta pessoas de doutoramentos que não se conheciam, dos 70 que existem na UC, e junta também os elementos do júri, num momento de partilha, num sítio diferente, todos os anos”.

“Uma tarde para festejar a capacidade de reduzir a tese de doutoramento em três minutos”, resumiu Ana Carvalho. Ao explicar o desafio, a responsável pela comunicação de ciência do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, que dinamiza a sessão em Coimbra desde 2019. Em 2023 houve 38 candidaturas, avaliados pelo júri que, dos 20 finalistas encontrou o representande de Coimbra para a fase seguinte da competição. Com a novidade, duas pessoas fora da academia integraram o júri, a jornalista do Público Teresa Firmino, e a presidente da Agência Ciência Viva, Rosalía Vargas.

Durante o UC 3MT, "avaliamos a forma como transmitem a mensagem, o conteúdo científico, como conseguem motivar a audiência que vos ouve", explicou Ana Carvalho. O objetivo da competição é também "conhecer outros colegas, desenvolver capacidades, comunicar e socializar".

Depois de quatro edições, a organização considera que o evento foi um sucesso.

Reveja aqui a final do concurso UC 3MT 2023: