Já é conhecido vencedor da 4.ª edição do concurso UC 3MT

Robert Junqueira foi o grande vencedor, com a tese "O Curso Jesuíta de Coimbra como Fonte da Lógica Semiótica de Charles S. Peirce", do Doutoramento em Filosofia da Faculdade de Letras da UC.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
20 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Subir a um palco e explicar, de uma forma simples e compreensível, em apenas três minutos, toda a investigação e trabalho feitos num doutoramento. Este foi o desafio de 19 estudantes de Doutoramento da Universidade de Coimbra (UC) que, a 17 de março, no Pavilhão Centro de Portugal, foram finalistas da 4.ª edição do concurso 3 Minutos de Tese. E o grande vencedor foi o estudante da Faculdade de Letras da UC, do Doutoramento em Filosofia, Robert Junqueira. Colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da FLUC, o estudante falou sobre a sua tese, com o tema: "O Curso Jesuíta de Coimbra como Fonte da Lógica Semiótica de Charles S. Peirce".

Em segundo lugar ficou a estudante da Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde, do Doutoramento em Ciências da Saúde, Ana Patrícia Ferreia, com a tese "CovMIND – NeuroGAD: Distanciamento social e Perturbação de Ansiedade Generalizada no contexto da COVID-19: uma abordagem neuroterapêutica". Com a tese "Estudo de biomarcadores potenciais para diferenciar os tumores benignos e malignos da tiróide", do Doutoramento em Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, a estudante Margarida Serra Coelho ficou em 3.º lugar.

De acordo com a presidente do júri do concurso, Cláudia Cavadas, garante que a UC 3MT é uma "atividade é muito interessante porque junta pessoas de doutoramentos que não se conheciam, dos 70 que existem na UC, e junta também os elementos do júri, num momento de partilha, num sítio diferente, todos os anos”.

“Uma tarde para festejar a capacidade de reduzir a tese de doutoramento em três minutos”, resumiu Ana Carvalho. Ao explicar o desafio, a responsável pela comunicação de ciência do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, que dinamiza a sessão em Coimbra desde 2019. Em 2023 houve 38 candidaturas, avaliados pelo júri que, dos 20 finalistas encontrou o representande de Coimbra para a fase seguinte da competição. Com a novidade, duas pessoas fora da academia integraram o júri, a jornalista do Público Teresa Firmino, e a presidente da Agência Ciência Viva, Rosalía Vargas.

Durante o UC 3MT, "avaliamos a forma como transmitem a mensagem, o conteúdo científico, como conseguem motivar a audiência que vos ouve", explicou Ana Carvalho. O objetivo da competição é também "conhecer outros colegas, desenvolver capacidades, comunicar e socializar".

Depois de quatro edições, a organização considera que o evento foi um sucesso.

Reveja aqui a final do concurso UC 3MT 2023:

Eis o que pode fazer: