Já são conhecidas as candidaturas vencedoras da iniciativa Promoção da Cultura Científica

Em dois anos foram financiadas vinte atividades de divulgação científica, num total de 14 800€, muitas delas em parceria com entidades externas à UC.

29 julho, 2021≈ 3 mins de leitura

© NMAR UC

A Iniciativa Promoção da Cultura Científica 2021 acaba de distinguir os dez eventos ou atividades que vão receber apoio financeiro da Universidade de Coimbra, num montante de 750 € cada, para divulgação do conhecimento científico que é gerado na UC. A segunda edição contou com candidaturas de 17 das 38 unidades de investigação da Universidade de Coimbra, o que revela um incremento relativamente à edição de 2020, reflexo dos exigentes critérios de interdisciplinaridade e do trabalho que tem sido feito junto da comunidade de investigadores para promover uma maior abertura e consciencialização da importância da comunicação de ciência.

A Vice-Reitora Cláudia Cavadas e o Vice-Reitor Delfim Leão cruzam os seus pelouros para criar esta iniciativa de cultura científica que desafia a comunidade de investigadores da UC a apresentar a sua Ciência a diferentes públicos. Em dois anos foram financiadas vinte atividades de divulgação científica, num total de 14 800€, muitas delas em parceria com entidades externas à UC, aproximando os cidadãos da investigação de excelência que se faz na Universidade de Coimbra.

Cada projeto apoiado seguiu os seguintes requisitos: promover a cultura científica; divulgar o conhecimento produzido na UC; ter carácter interdisciplinar (cruzando diferentes domínios científicos); possuir originalidade; envolver estudantes de doutoramento e/ou doutorados em início de carreira; dirigir-se a públicos diversos (não-especializados); e cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Resultados de avaliação do concurso para apoio financeiro a projetos no âmbito da iniciativa “Promoção da Cultura Científica 2021”:
Bioplásticos – em Busca de um Futuro Sustentável
UniverCIDADE: Arte e Património em Coimbra
Arte Interactiva Cinestésica: Um diálogo de aproximação entre arte, público e meio tecnológico
Uma Janela para o Cérebro
Virtual Reality @ UC / Realidade Virtual @ UC
Doença Bipolar: Um Outro Lado
ToxiCidade Coimbra – Promover a Cultura Científica sobre Plantas Tóxicas para Prevenir os Envenenamentos
Seminário “Caixas para quê? O saber está por todo o lado!”
“Brain Gain – À Descoberta das Neurociências” – A Ciência da UC para a Comunidade
UrbanAct: Cidades, Ambiente e Ativismo no século XXI

Mais informações sobre os eventos ou atividades apoiadas podem ser consultados no endereço: https://www.uc.pt/iii/Apoios/PCC/2021.