Já são conhecidos os vencedores dos prémios Projetos Sementes de Investigação e Desenvolvimento Santander UC

Os cinco projetos, um por cada área estratégica da Universidade de Coimbra, foram apresentados na Sala do Senado.

24 setembro, 2020≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Esperamos que [estes projetos] sejam embriões para o futuro (…) e projetem a nossa Universidade”, afirmou a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (UC) com a pasta da Investigação e 3.º ciclo, Cláudia Cavadas, durante a apresentação dos Prémios dos Projetos Semente de Investigação e Desenvolvimento Santander UC. A responsável deu o pontapé de saída na apresentação dos projetos distinguidos, um por cada área estratégica da UC, do programa “Projetos Semente de Investigação para a Era Pós-Covid-19: para uma sociedade mais sustentável, resiliente e justa”.

Os cinco projetos vão agora ser financiados com um total de 100 mil euros. “Estamos a promover e a apostar em recém-doutorados”, continuou Cláudia Cavadas. A Vice-Reitora considera que esta é “uma aposta fundamental na investigação da UC”.

“A expetativa é bastante elevada”, acrescentou o Reitor da UC. Amílcar Falcão reconheceu o elevado “potencial” dos projetos. “Esta iniciativa, que tem na sua base a interdisciplinariedade”, referiu o Reitor da UC. E é nesse sentido de “cruzar fronteiras que conseguiremos fazer as coisas”, acredita Amílcar Falcão.

Projetos Vencedores por área e indicação dos investigadores responsáveis (ordem alfabética)
Área Estratégica Digital, Indústria e Espaço
Artur Pilacinski | CINEICC – Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental
Developing brain-machine interface for dynamic human-robot cooperation
Área Estratégica Energia, Clima e Mobilidade
Eduardo da Natividade de Jesus | INESC Coimbra – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra
Citydemics – Planning cities for pandemics
Área Estratégica Património, Cultura e Sociedade Inclusiva
Joana Antunes |CEAACP – Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património
Ver o que o passado (ou)viu. Reconstituição espacial e acústica da Sé Velha de Coimbra no século XVI
Área Estratégica da Saúde
Marco Simões |CISUC – Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e CIBIT – Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional de Coimbra
BioHab – a biofeedback solution for cognitive training systems
Área Estratégica Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente
Marisa da Costa Gaspar | CIEPQPF – Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta
Sustainable and dual function polymeric edible films: a probiotic and antioxidant delivery food packaging system

Veja aqui o vídeo da cerimónia na íntegra aqui.

Veja algumas fotografias do evento aqui:

Apresentação Projetos Semente de I&D

Notícia relacionada: /noticias/artigos/cerimonia-de-entrega-dos-premios-dos-projetos-semente-de-investigacao-e-desenvolvimento-santander-uc/

Marta Costa e Karine Paniza