Jardim Botânico da UC recebe exposição e venda de orquídeas de todo o mundo

29 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

Depois do sucesso da 1.ª edição – realizada em Coimbra em 2022 –, a parceria entre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) e a Associação Portuguesa de Orquidofilia (APO) traz ao Jardim Botânico, entre sexta-feira e domingo (2 a 4 de junho), a 2.ª edição da Exposição e Venda Internacional de Orquídeas de Coimbra – que, “num cenário único, pretende promover o conhecimento e encantamento destas espécies de floração requintada e exuberante, que apaixona tantos colecionadores e curiosos”, refere a organização.

A Exposição conta com “uma interessante, cuidada e diversificada mostra de orquídeas em flor, graças à participação, colaboração e cedência de plantas por parte de colecionadores privados, associados da APO, que ao longo dos anos cultivam com dedicação uma enorme variedade de espécies e híbridos”.

Os visitantes poderão usufruir não só da exposição e comercialização de orquídeas (e outras plantas, como tillandsias, catos e suculentas), mas também assistir a uma série de conversas sobre orquídeas e o seu cultivo (as sessões vão decorrer na Sala de Cultura Científica Jorge Paiva, com entrada livre).

A exposição decorre entre sexta-feira e domingo, das 10h00 às 19h00, na sala nascente da Estufa Tropical do JBUC.

A entrada tem um custo de €3,00 por pessoa, sendo gratuita para crianças (até aos 12 anos) e sócios da APO (com as quotas em dia). Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente, na Ticketline, ou no local durante o evento.

A 2ª Exposição Internacional de Coimbra conta com o apoio da União de Freguesias de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra.

Mais informações estão disponíveis nos sites e nas redes sociais da Associação Portuguesa de Orquidofilia e do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Programa ‘À conversa sobre’:

Sábado | 3 de junho:

11h00 – “Phalaenopsis” – cultivo para iniciantes” | Mónica Cardoso

12h00 – “Dendrobium – começando uma coleção. Conceitos básicos de cultivo” | Ricardo Oliveira

16h00 – “De Darwin à descoberta de novas espécies: o fascínio pelas orquídeas africanas” | João Farminhão

17h00 – “Aprenda a cuidar de Tillandsias e Bromélias – Nuno Raposo

Domingo | 4 de junho:

11h00 – “Pragas e fungos nos catos e suculentas – tratamento e prevenção” | Daniela Gomes

12h00 – “Cultivar orquídeas no jardim” | Anabela Farias

16h00 – “Substratos – exemplificando algumas misturas” | José Cost

Sobre os promotores da iniciativa:

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, localizado no coração da cidade, estende-se por quase 12 hectares, onde diversas coleções de plantas, algumas centenárias, nos transportam para diferentes regiões do mundo. Este museu vivo possui uma valiosa coleção de plantas tropicais, muitas das quais conservadas na Estufa Tropical, das quais se destacam orquídeas, plantas carnívoras, árvores tropicais e fetos. A Estufa Tropical é considerada um dos mais antigos edifícios da arquitetura do ferro em Portugal, datando da segunda metade do século XIX. O seu projeto de requalificação venceu, em 2017, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Melhor Intervenção com Impacto Social. A sala nascente está preparada para receber diversos eventos, de forma a reforçar a missão do JBUC na sensibilização para o conhecimento e importância da diversidade vegetal, e acolherá a 2.ª Exposição Internacional de Orquídeas de Coimbra, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2023.

A Associação Portuguesa de Orquidofilia, fundada em 2007, nasce da necessidade de criar um grupo, aberto a todas as nacionalidades, que refletisse o cultivo das orquídeas nas condições de Portugal e que pudesse também servir como polo catalisador para o desenvolvimento nacional da orquidofilia. A Associação Portuguesa de Orquidofilia é a primeira associação em Portugal dedicada à divulgação do fascinante mundo das orquídeas. Impõem-se como uma referência a nível nacional e internacional, trilhando desde a sua fundação um longo e intenso caminho na organização de dezenas de workshops anuais por todo o país, ensinando, explicando e tirando dúvidas sobre o cultivo destas maravilhosas plantas. Organiza anualmente, com enorme sucesso, as Exposições Internacionais de Orquídeas do Porto, de Lisboa e de Coimbra e várias outras exposições nacionais, a convite das diversas Câmaras e/ou Juntas de Freguesia Portuguesas, tendo sempre como foco a orquídea. Também tem estado presente em Espanha, com especial relevância Salvaterra do Minho, onde já foram realizadas 4 exposição internacionais.