Jardim Botânico da UC vai inaugurar exposição de fotografia que reúne 250 anos de histórias

A mostra pretende apresentar aos visitantes um resumo da longa história do JBUC através de 20 fotografias dispostas pelo espaço.

29 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, pelas 14h00, vai ser inaugurada a exposição de fotografia “A Imagem do Jardim”, que celebra os 250 anos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) e da reforma pombalina da Universidade de Coimbra (UC). A mostra pretende apresentar aos visitantes um resumo da longa história do JBUC através de 20 fotografias dispostas ao ar livre.

A fotografia mais antiga da exposição foi captada por Antero Frederico de Seabra, em 1859. A imagem integra a coleção de Alexandre Ramires e revela espaços e estruturas já esquecidas, como a antiga estufa. «A sucessão de fotografias transporta-nos numa viagem pelo tempo. Desde o início do Jardim, à história mais recente que muitos ainda recordam, como o nevão de 1983, até à última grande intervenção, a reabilitação da Estufa Tropical», destaca a diretora do Jardim Botânico da UC, Teresa Girão.

A abertura da sessão de inauguração, que decorre na Estufa Tropical, vai ser conduzida por Teresa Girão. De seguida, vai ser exibido um vídeo com um resumo de testemunhos dos anteriores diretores: José Firmino Mesquita (1992/3-2002/3), Helena Freitas (2004-2012), Paulo Trincão (2013-2015), António Gouveia (2015-2019) e Luís Simões da Silva (2019-2021). Seguem-se as intervenções do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Luís Simões da Silva, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Segundo a diretora do Jardim Botânico, a mostra pretende assegurar não só «o interesse da equipa em investigar e (re)descobrir muitas das histórias dos espaços e personagens que deram vida a este Jardim Botânico», mas também não esquecer que «o JBUC, por forma a manter a sua relevância e excelência, deve estar em permanente transformação». A exposição “A Imagem do Jardim” vai estar inserida no espaço natural do Jardim até ao dia 10 de março de 2023. Pode ser visitada gratuitamente, de segunda a domingo, entre 09h00 e as 17h30.

No mesmo dia, decorre ainda a abertura ao público de um novo espaço do JBUC: o Jardim Sensorial. Neste lugar, os visitantes são convidados a sentir o aroma de diversas fragâncias e as diferentes texturas das plantas e a redescobrir diversas plantas utilizadas na nossa alimentação e culinária.