Jardim Botânico e Museu da Ciência da UC são membros fundadores da rede informal – Museus para a Inclusão na Demência

A rede pretende desenvolver e partilhar boas práticas, capacitar as equipas das instituições culturais e consciencializar a comunidade para o tema das demências.

31 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Fernando Guerra

O Jardim Botânico e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, juntamente com mais dez entidades nacionais, fazem parte da lista de fundadores da rede informal – Museus para a Inclusão na Demência (MID).

A rede tem como objetivos gerais contribuir para aumentar a autonomia, o bem-estar, a dignidade, a participação social e cultural, assim como a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores; consciencializar as equipas das instituições culturais para a necessidade de criar respostas específicas para as pessoas com demência e seus cuidadores e capacitar as equipas como verdadeiros agentes de mudança, tendo em vista contribuir para uma sociedade mais inclusiva, diminuindo o estigma associado à demência.

No primeiro semestre de 2023 a gestão da Rede MID será assegurada pelo projeto "EU no musEU" do Museu Nacional de Machado de Castro, em parceria com o Jardim Botânico e Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional Grão Vasco, o Museu Tesouro da Misericórdia de Viseu e a Alzheimer Portugal.

O programa "EU no musEU", criado em 2011 no Museu Nacional de Machado de Castro em parceria com a Alzheimer Portugal, visa a inclusão cognitiva e social para pessoas com demência e seus cuidadores.

Tendo em conta que a nível nacional são escassas as ofertas dos museus concebidas especificamente para as pessoas com demência e seus cuidadores, entendeu-se ser fundamental criar uma rede nacional de museus para a inclusão na demência, no sentido de desenvolver e partilhar boas práticas, capacitar as equipas das instituições culturais e consciencializar a comunidade para o tema das demências, cada vez mais relevante do ponto de vista social e da saúde pública.

Mais informações, bem como a lista completa dos membros fundadores, estão disponíveis aqui.