Jardim Botânico promove workshop de compostagem direcionado a estudantes

Workshop insere-se no ciclo de eventos mensais da iniciativa UC.Plantas

Marta Costa
26 novembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Conhecer e desmistificar a compostagem doméstica foi o objetivo do workshop promovido pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra no âmbito da iniciativa UC.Plantas. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a MUDATUGA, uma startup de inovação ambiental de Coimbra, incubada no Instituto Pedro Nunes.

Com a formação, a co-fundadora da MUDATUGA, Carolina Bianchi, acredita que os participantes ficaram com a ideia de que a compostagem "é muito fácil". Foram trocadas ideias e experiências e, principalmente, tiradas dúvidas sobre o método que tem como objetivo "evitar a emissão de gases de efeito estufa e a deposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários".

Ao dar a conhecer uma forma de compostagem, a vermicompostagem, a co-fundadora da MUDATUGA explica que "existem várias formas de fazer compostagem e para cada pessoa e para cada tipo de casa, há um tipo mais adequado". Com os conhecimentos adquiridos Carolina Bianchi acredita que foram deixadas as "portas abertas para encontrar um método de compostagem que seja o melhor" para cada um.

Eis o que pode fazer:

O workshop insere-se numa série de iniciativas mensais, direcionadas aos estudantes que adotaram uma planta no programa UC.Plantas. Depois do primeiro evento, um concurso para "dar nome à planta", com mais de 40 participantes, o workshop de compostagem foi o segundo a decorrer. Para dezembro está prevista a realização de um workshop de decorações de natal, ligadas à botânica.

Saiba mais sobre a iniciativa UC.Plantas em https://www.uc.pt/jardimbotanico/Projetos/UCPlantas.

Conheça o projeto Muda Tuga em https://www.mudatuga.com/

Fique a conhecer o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra através do percurso de Agostinho Salgado, jardineiro no JBUC, na rubrica Caminhos na UC. Fique também a conhecer outros projetos e iniciativas para a Comunidade UC na página “A Nossa UC”.