Jogos Europeus Universitários recebem apoio de meio milhão de euros da Comissão Europeia

De 13 a 28 de julho de 2018, Coimbra recebe mais de 4000 atletas, de 40 países distintos e 350 universidades, num evento que conta com o apoio de 1000 voluntários.

11 agosto, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC | Henrique Patrício

Os Jogos Europeus Universitários (EUG) Coimbra 2018, que irão decorrer no próximo ano durante o mês de Julho, irão receber um apoio financeiro à sua organização, num valor de cerca de meio milhão de euros, no âmbito do programa de financiamento erasmus + para eventos não lucrativos.

A candidatura da Universidade de Coimbra foi feita no passado mês de Abril e viu agora reconhecida a qualidade da mesma com a atribuição de  importante apoio financeiro que irá contribuir para o sucesso desta organização conjunta da Universidade de Coimbra, FADU, Associação Académica de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra.

A premissa desta candidatura foi a oportunidade que o evento representa para envolver estudantes no meio desportivo, alertá-los para a importância da prática desportiva, e que assegura também através do desporto a inclusão e igualdade do género. Outro ponto fundamental para a atribuição deste apoio foi o compromisso assumido pela organização de integrar os estudantes em toda a organização, assim como no processo de tomada de decisão, contribuindo assim decisivamente para o seu crescimento e que servirá de modelo para outras universidades por toda a Europa como um exemplo a seguir em organizações futuras da mesma natureza ou até de outras áreas.

De recordar que este será o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal. Nunca em Portugal teve lugar um evento com tantos atletas, mais de 4000, de 40 países distintos e 350 universidades, que contarão com o apoio de 1000 voluntários.

De 13 a 28 de julho de 2018, Coimbra receberá a quarta edição dos EUG, depois da estreia em 2012, em Cordoba (Espanha), seguido de Roterdão (Holanda) em 2014 e a mais recente, em 2016, em Zagreb (Croácia).

Os EUG Coimbra 2018 terão 13 modalidades (masculino e feminino) em competição, algo que nunca aconteceu noutra competição multidesportiva em Portugal: Andebol, Badminton, Basquetebol, Basquetebol 3X3, Canoagem Sprint, Futebol, Futsal, Judo, Remo, Râguebi Sevens, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol.

A organização dos Jogos implica um investimento de 4 milhões de euros na renovação das infraestruturas desportivas, com especial enfoque nos equipamentos desportivos da Estádio Universitário de Coimbra, onde os Pavilhões 1, 2 e 3 estão a ser alvo de diversas renovações, para além do próprio Estádio Universitário, entre outros.

A este valor, acresce um orçamento operacional de cerca de 5 milhões de euros, que visa fazer desta a melhor edição de sempre dos Jogos Europeus Universitários, que deixem um importante legado na cidade de Coimbra, que se pretende posicionar como um local de excelência para receber estudantes universitários que querem em simultâneo com o estudo, desenvolver as suas carreiras desportivas, permitindo que as carreiras desportivas e académicas sigam em simultâneo um trilho de sucesso.

A organização acredita que este evento será decisivo para o aumento dos alunos atletas-estudantes na Universidade de Coimbra, contribuindo assim para o sucesso do desporto nacional.

Publicado por: Marta Costa