Jorge de Alarcão recebe prémio Joaquim de Carvalho

11 dezembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“O Prémio Joaquim de Carvalho não é de natureza científica, em que se analisa a maior ou menor qualidade da publicação – isso já foi feito anteriormente. O que é aqui analisado é de que forma a obra consegue chegar a um público mais amplo, convidando a um diálogo interdisciplinar”, sublinha o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) e diretor da Imprensa da UC, Delfim Leão.

De acordo com o Vice Reitor, o júri da edição de 2019 do Prémio Joaquim de Carvalho decidiu atribuir o galardão a Jorge de Alarcão “sem quaisquer dúvidas e por unanimidade”. O autor da obra “A Lusitânia e a Galécia. Do séc. II a.C. ao séc. VI d.C.” é, para Delfim Leão, uma “figura de referência a nível nacional e internacional, que cumpre todos os requisitos da forma que apenas um grande mestre consegue fazê-lo”.

Antigo aluno de Joaquim de Carvalho, “há mais de 60 anos”, Jorge de Alarcão sublinhou que “este prémio é à obra, antes de ser ao autor”. O galardoado quis, por isso, destacar o trabalho de José Luís Madeira, autor das ilustrações que acompanham o texto, que considera “fundamentais para a compreensão do que escrevi”. Para Jorge de Alarcão, a “A Lusitânia e a Galécia. Do séc. II a.C. ao séc. VI d.C.” é “o cume da minha carreira”. Aliada à “admiração” a Joaquim de Carvalho, mostrou-se “extraordinariamente grato por receber este prémio”.

“É com grande satisfação que a UC hoje reconhece um dos seus com uma obra notável”, adiantou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Para o responsável, “significa muito que os nossos investigadores tenham a vontade e disponibilidade para escrever e deixar um legado”.

Mais informações sobre o Prémio Joaquim de Carvalho aqui.

Veja aqui algumas fotos do evento:

Entrega de prémio Joaquim de Carvalho