Laboratório integrado da FCDEF avalia atletas antes do Campeonato Mundial de Padel

Helena Medeiros e Patrícia Ribeiro estiveram na FCDEF-UC a 23 de outubro antes da prova que acontece no Paraguai entre 29 de outubro e 4 de novembro.

23 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

Para quem nunca ouviu falar, o padel é “uma mistura entre ténis e squash, devido às paredes, mais fácil a nível técnico e com uma vertente social muito elevada”. Quem o explica é Helena Medeiros, atleta da seleção portuguesa que vai participar no Campeonato Mundial, que acontece no Paraguai.

Também Patrícia Ribeiro vai representar Portugal no Campeonato Mundial entre 29 de outubro e 4 de novembro. “Apesar de Espanha estar num nível acima e a Argentina ser forte”, continua a atleta, “acreditamos no terceiro lugar”. A desportiva revela que o objetivo da seleção é “tentar o pódio”.

Helena Medeiros e Patrícia Ribeiro estiveram na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) para realizar vários testes no Laboratório Integrado.

Os investigadores fizeram uma avaliação completa a “duas atletas de topo do padel”, conta o coordenador do Laboratório Integrado, Luís Rama. “Depois de uma análise bioquímica, para determinar a concentração de COMP no plasma (um marcador de destruição de cartilagem que aparece por exemplo em artrite reumatoide) e marcadores inflamatórios e anti-inflamatórios no sangue”, os atletas fazem uma “avaliação da condição corporal de uma forma multivariada”, explica o responsável.

O ecocardiograma é a paragem seguinte para a “avaliação estrutural do coração” dos atletas, avança Manuel Castanheira, docente na Escola Superior de Tecnologia Saúde de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra e investigador no laboratório. Para além da “medição das cavidades, que, nos atletas em princípio devem ser superiores ao normal, avaliamos também o funcionamento das válvulas”. O investigador adianta ainda que é possível verificar “algum tipo de patologia que pode passar despercebida”. A ideia é “avaliar para depois comparar com os outros parâmetros que estão a ser analisados”.

A equipa da FCDEFUC com as atletas de padel MC2018

As atletas Helena Medeiros e Patrícia Ribeiro com a equipa do laboratório integrado da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC

Saiba mais sobre os testes realizados na FCDEFUC aqui.

Marta Costa e Karine Paniza