Lançada plataforma digital multilíngue para partilha de conhecimento nas áreas das Ciências Sociais e Humanidades

A GoTriple é uma ferramenta inovadora de partilha de conhecimento que abrange 11 idiomas e 27 disciplinas das áreas das Ciências Sociais e Humanidades.

RS
Rui Marques Simões
16 março, 2023≈ 4 mins de leitura

Acaba de ser lançada a plataforma digital multilíngue GoTriple, uma ferramenta inovadora de partilha de conhecimento, que abrange 11 idiomas e 27 disciplinas das áreas das Ciências Sociais e Humanidades e foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu TRIPLE (Transforming Research through Innovative Practices for Linked Interdisciplinary Exploration), integrado pela Universidade de Coimbra (UC).

A plataforma, alojada em https://gotriple.eu, é o resultado de um intenso trabalho de colaboração entre 22 instituições de 15 países (em grande parte, integrantes do consórcio OPERAS – Open Scholarly Communication in the European Research Area for Social Sciences and Humanities), que receberam um financiamento europeu de 5,6 milhões de euros no âmbito do programa-quadro de investigação e inovação Horizonte 2020.

Desde 2019, a Universidade de Coimbra e os restantes 21 parceiros trabalharam no desenvolvimento de uma ferramenta multidisciplinar e multilíngue, para a partilha de artigos e resultados de publicações científicas, além de projetos e perfis de investigadores, que ficassem disponíveis para cidadãos, empresas e toda a sociedade – cumprindo os princípios da ciência aberta e facilitando a interação e a oferta/procura de financiamento para a investigação científica.

O principal resultado desse projeto é a ferramenta agora lançada: um “serviço de descoberta” de livre acesso pioneiro a nível europeu, abarcando – mas não se restringindo a – 11 idiomas (português, alemão, croata, esloveno, espanhol, francês, grego, inglês, italiano, polaco e ucraniano) e 27 disciplinas das Ciências Sociais e Humanidades.

A GoTriple, integrada no portfólio de serviços da infraestrutura OPERAS, engloba funcionalidades como um sistema de recomendação que sugere publicações, autores e projetos com base em consultas de pesquisa anteriores; um Trust Building System, que permite que os utilizadores conectem os seus círculos sociais; e um serviço de financiamento colaborativo científico, que ajuda os investigadores a desenvolverem estratégias de comunicação e a obterem financiamento inicial para os seus projetos. A plataforma disponibiliza duas opções inovadoras de visualização dos mapas de pesquisa (Streamgraph e Knowledge Map) e uma ferramenta de anotação online (Pundit) para o utilizador anotar publicações online e compartilhar as suas anotações.

Para melhor permitir que a comunidade de investigação se interrelacione, a GoTriple também apoia a construção de redes académicas, permitindo que cada utilizador publicite os seus conhecimentos e os projetos em que está envolvido, entrando em contacto com os congéneres através de uma funcionalidade de chat.

“Reunindo na fase de lançamento mais de 7 milhões de documentos e quase 6 milhões de perfis, a plataforma GoTriple é já o maior serviço de descoberta europeu relativo a produção académica específica da área das Ciências Sociais e Humanidades. O contributo da Universidade de Coimbra para o seu desenvolvimento está perfeitamente alinhado com as políticas institucionais de promoção da Ciência Aberta, do multilinguismo e da salvaguarda da língua portuguesa como idioma central na comunicação de ciência”, afirma o Vice-Reitor da UC para a Cultura, a Comunicação e a Ciência Aberta, Delfim Leão.

Mais informações sobre o projeto TRIPLE estão disponíveis em https://www.uc.pt/openscience/ e em https://project.gotriple.eu/.