Lançado programa InovC+ para criar um Ecossistema Regional de Inovação Inteligente

O programa quer potenciar o trabalho em rede contribuindo para a criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação.

16 fevereiro, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Foi lançado hoje (quarta-feira, 16) o programa estratégico InovC+, consórcio liderado pela Universidade de Coimbra (UC) e destinado à criação e transferência de conhecimentos de investigação, desenvolvimento e inovação para o sector empresarial. A apresentação decorreu no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), na presença dos parceiros do projeto.

O Programa Estratégico Especial piloto InovC+ visa a implementação e consolidação de um Ecossistema Regional de Inovação Inteligente, que potencie o trabalho em rede contribuindo para a criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I), sendo uma continuidade do programa Inovc 2020.

"O fortalecimento de um ecossistema de inovação inteligente é fundamental para alavancar o crescimento da região", afirma o Reitor da UC

O lançamento do programa foi oficializado durante a conferência ‘Da especialização inteligente à sustentabilidade e competitividade da região Centro’, que contou com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e da Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, na sessão de abertura.

“A Universidade de Coimbra está fortemente comprometida com os objetivos deste programa. O fortalecimento de um ecossistema de inovação inteligente é fundamental para alavancar o crescimento da região”, afirma o Reitor da UC.

“O apoio da CCDRC e do Programa Operacional Regional Centro 2020 a esta nova etapa do INOVC+ insere-se na nossa estratégia de consolidar um sistema regional de inovação competitivo, capaz de promover o empreendedorismo tecnológico e a criação de valor, mas também inclusivo, mobilizando agentes e recursos de toda a região para os desafios do futuro: o crescimento inteligente e sustentável”, declara a Presidente da CCDRC.

A conferência de lançamento do InovC+ incluiu também a mesa-redonda ‘O contributo do ecossistema de inovação inteligente para o reforço da competitividade da região centro’, moderada por Rui Manuel Gidro, partner da Deloitte, e com a participação da presidente da Agência Nacional de Inovação, Joana Mendonça; do vice-presidente da CCDRC, Eduardo Anselmo Castro; do vogal da comissão diretiva do Centro 2020, Jorge Brandão; e de Susana Armário, das relações externas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. E encerrou com a intervenção do Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva.

“Numa altura de arranque do PRR, ter um projeto centrado na transferência de tecnologia é de elevado valor para UC, parceiros e região, pois irá aumentar a sustentabilidade e competitividade das empresas regionais, assim como potenciar a inovação e especialização inteligente dos parceiros do projeto”, refere o Vice-Reitor.

O INOV+ conta com 19 parceiros divididos por diferentes categorias e é apoiado por fundos da União Europeia, através do programa Centro2020. Os parceiros vão executar um total de 3,39 milhões de euros, com prazo de execução até 2023.

Parceiros Nucleares – Instituições de Ensino Superior

Universidade de Coimbra

Universidade de Aveiro

Universidade da Beira Interior

Instituto Politécnico de Viseu

Instituto Politécnico de Castelo Branco

Instituto Politécnico da Guarda

Instituto Politécnico de Tomar

Instituto Politécnico de Coimbra

Instituto Politécnico de Leiria

Parceiros complementares – Parques de Ciência e Tecnologia

Tagusvalley

OBITEC – Parque Tecnológico de Óbidos

Parceiros complementares – Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia

Biocant

Itecons

SerQ

IPN - Instituto Pedro Nunes

BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação AEMITEQ - Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel

AIBILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem

Reveja aqui a sessão na íntegra

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer: