Lançamento da obra “Accountability no Terceiro Setor em Portugal. Perspetivas, desafios e oportunidades”

A apresentação, marcada para as 15 horas, está a cargo do docente Luís de Sousa.

13 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Na próxima quarta-feira, 15 de junho, pelas 15h00, na Livraria da Universidade de Aveiro, vai ser apresentado o livro Accountability no Terceiro Setor em Portugal. Perspetivas, desafios e oportunidades, da autoria de Andreia Filipa Gomes Ruela e Cristina Pinto Albuquerque, com edição da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).

O Terceiro Setor, ancorado em pressupostos de maximização de benefícios sociais e de reprodução de valores coletivos, deve enquadrar a accountability como imperativo moral, legal e estratégico para a melhor concretização da sua missão e de uma visão associada à prossecução do bem-estar social.

Neste pressuposto, a obra “Accountability no Terceiro Setor em Portugal. Perspetivas, desafios e oportunidades” pretende posicionar os desafios, possibilidades e especificidades dos mecanismos de accountability aplicados ao Terceiro Setor e a relevância dos mesmos para a sustentabilidade (económica, social e axiológica) das organizações sociais.

Assim, através da discussão crítica de conceitos e procedimentos defende-se uma perspetiva de accountability estratégica associada à concretização da missão social e apresentam-se as dimensões que, nas Organizações do Terceiro Setor (OTS), ela deverá comportar.

Os dados recolhidos através de um estudo junto de dirigentes e profissionais de OTS da região de Aveiro permite fundamentar a reflexão e posicionar as bases para recomendações sociopolíticas, tendo em vista a maior eficiência, eficácia e sustentabilidade das Organizações do Terceiro Setor.

convite accountability