Lançamento da reedição do "Manifesto para a Ciência em Portugal" de José Mariano Gago

No dia 16 de maio, às 17h30, nas três cidades em que existem polos do LIP (Lisboa, Coimbra e Braga) decorrerão mesas redondas sobre o tema.

15 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

Por ocasião dos 75 anos do nascimento de José Mariano Gago, a editora Gradiva e o LIP-Laboratório de Instrumentação e Partículas reeditam o ensaio Manifesto para a Ciência em Portugal, publicado em 1990 pelo fundador do LIP e primeiro dos ministros da ciência em Portugal. O lançamento, sob o mote “Na reedição do ‘Manifesto’, relancemos o debate”, far-se-á com três mesas redondas simultâneas em Lisboa, Coimbra e Braga, que contarão com um painel de convidados, a participação do público e uma conclusão conjunta online. A sessão terá lugar no dia 16 de maio, dia nacional do Cientista e data do aniversário de José Mariano Gago.

Em Coimbra, a iniciativa vai decorrer na Casa Municipal da Cultura e contará com um painel composto por Antero Abrunhosa (ICNAS/UC), Carlota Simões (FCTUC) e Jorge Paiva (FCTUC), com moderação de Ricardo Gonçalo (LIP/FCTUC). Foi pedido a cada participante que contribua com uma ideia para o futuro da ciência em Portugal. À apresentação das ideias seguir-se-á um período de discussão, com a participação do público e, a terminar, uma sessão conjunta, online, sintetizando as ideias surgidas nas três mesas redondas realizadas nas três cidades, com moderação de Joana Gonçalves de Sá. Todas as informações estão disponíveis em: https://www.lip.pt/manifesto-jmg.

O ensaio Manifesto para a Ciência em Portugal, da autoria de José Mariano Gago, foi publicado pela primeira vez em 1990 pela Gradiva, e há muito que se encontrava esgotado. A editora lança agora, com o apoio do LIP - Laboratório de Instrumentação e Partículas, uma pequena reedição de 500 exemplares.

Livro disponível aqui - Manifesto para a Ciência em Portugal (gradiva.pt)

Partilhe