Lançamento do livro “Excellence in Teaching and Learning in Higher Education: institutional policies, research and practices in Europe” da Imprensa da Universidade de Coimbra

A sessão acontece online e será transmitida no canal Youtube do iii UC.

06 dezembro, 2021≈ 2 mins de leitura

No próximo dia 9 de dezembro, pelas 15h00, é lançado o livro “Excellence in Teaching and Learning in Higher Education: institutional policies, research and practices in Europe”, da Imprensa da Universidade de Coimbra.

A sessão de apresentação da obra vai ter lugar online e será transmitida no canal Youtube do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iii UC), em: https://youtu.be/adclHda7UnM.

A obra é fruto do trabalho das editoras Isabel Huet (Universidade Aberta & CIDTFF, LE@D), Teresa Pessoa e Fátima Sol (Universidade de Coimbra).

A apresentação do livro vai estar a cargo da Professora Lesley-Jane Eales Reynolds que também fará uma curta palestra com o título: “Are we brave enough to be excellent teachers in this world of performance indicators?”.

O livro está disponível em Open Access no seguinte link: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/222.

Programa:

Alexandre Dias Pereira, Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra

Cláudia Cavadas, Vice-reitora e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra.

Introdução - Coordenação do Livro

Isabel Huet, Coordenação do livro, Professora da Universidade Aberta

Conferência e apresentação do livro: “Are we brave enough to be excellent teachers in this world of performance indicators?” Lesley-Jane Eales-Reynolds, Higher Education Consultant, Principal Fellow – Advance HE, National Teaching Fellow, University of West London, UK.

Mais sobre a obra

A 'ideia' presente neste livro foi a de ir mais além do que partilhar experiências de ensino e aprendizagem no ensino superior num contexto limitado a um ou dois países. Em vez disso, este livro propõe uma partilha sobre políticas e práticas de ensino e de investigação que estão a moldar a forma como estudantes do ensino superior aprendem, e como a comunidade universitária ensina e faz investigação atualmente na Europa. O livro é composto por 16 capítulos de professores e professoras de diversas universidades de Portugal, Reino Unido, Irlanda, Suécia, Países Baixos, Espanha, Itália e República Checa. Está organizado em torno de 4 temas interrelacionados: (1) políticas e qualidade; (2) profissionalização do ensino e desenvolvimento académico; (3) relação entre investigação e ensino; e (4) práticas pedagógicas.