Lançamento do livro “Íris Científica 2” no Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

15 dezembro, 2014≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O que é o tempo? Qual é a rocha mais antiga da Terra? Quando e onde é que se formou o Sol? Que mensagens recebemos do espaço? O que são os vírus e qual sua história? O que são bactérias resistentes? Quando é que os coelhos foram domesticados? Há rãs que congelam? Como é que era o cérebro de Einstein? As lágrimas são sempre iguais?

Estas e muitas outras perguntas encontram resposta no novo livro “Íris Científica 2”, de António Piedade, que vai ser lançado no próximo dia 16 de dezembro, pelas 18 horas, no Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Esta obra de divulgação científica vai ser apresentada por Carlos Fiolhais.

Sobre o autor escreveu Carlos Fiolhais: «António Piedade é um talentoso comunicador de ciência. Com formação em bioquímica e vários artigos originais publicados nessa área do conhecimento científico, ele sabe como o “caminho se faz a andar”. Tem-se revelado, nos últimos anos, uma voz original na comunicação de ciência em língua portuguesa, uma voz que consegue com aparente facilidade transpor a barreira entre os primeiros exploradores e aqueles que estão interessados em saber novas da exploração. (…) Há um elemento muito peculiar na escrita de António Piedade que contribui sobremaneira para o prazer da leitura: é a marca literária, por vezes mesmo poética, que ele sabe imprimir à sua escrita.»