Levar a ciência à sociedade foi objetivo da mostra que assinala Dia Nacional do Cientista 2023

O Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra recebeu a apresentação de alguns dos Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar.

Marta Costa
16 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

"Ligar a cidade à investigação" e à Universidade de Coimbra (UC). A terça-feira, 16 de maio, foi dedicada a assinalar o Dia Nacional dos Cientistas. O programa, organizado em conjunto entre o Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e o Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (IIIUC) reuniu investigadores e cientistas numa mostra de ciência com alguns dos Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar. O objetivo, revela o Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos, passa por "trazer a ciência à sociedade". "É extraordinariamente importante que as pessoas percebam o que se faz em termos de ciência, que pode ser impactante para a sua vida".

A mostra científica apresentou oito dos prémios Semente que os IIIUC têm dinamizado ao longo das quatro edições do concurso. De acordo com Ana Carvalho, gestora de comunicação de ciência do IIIUC, é possível ver na mostra "vencedores das quatro edições, com áreas completamente diferentes". O Exploratório é uma montra que "chega a um público diferente, a escolas e um público geral", acrescenta Ana Carvalho. O trabalho, no IIIUC, passa por "expandir a comunicação de ciência", levando os investigadores "a sair da sua área de conforto, juntar diferentes áreas de investigação e se reunirem num mesmo espaço".

De acordo com Paulo Trincão, "estas ações são muito importantes". O diretor do Exploratório defende que o espaço é uma porta de entrada para a Universidade e, por isso, "a cidade fica a conhecer melhor os projetos". Ao abrir as portas a um público infanto-juvenil, é possível ter "uma maior eficácia da comunicação de ciência".

Eis o que pode fazer:

Os Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar contam com o apoio do Santander Universidades. De acordo com Nuno Vieira, representante da instituitção, o Santander "está atento aos trabalhos e aos projetos e aos investigadores da UC". "É um orgulho e um prazer ver o que vai acontecendo e o sucesso que vão tendo", admite.

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 para celebrar e reconhecer a contribuição inovadora da comunidade científica no avanço do conhecimento. A data de nascimento de José Mariano Gago, antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e grande impulsionador do desenvolvimento científico e da divulgação de ciência em Portugal, foi escolhida para homenagear o seu legado.

Aberto a todos os públicos, a mostra tem entrada livre. É possível ver ainda uma obra de Bordalo II, associada ao projeto (Less)PlasticBrain.