Levar a Universidade às empresas e trazer as empresas à Universidade é o objetivo da iniciativa Inovação@UC

Evento teve lugar no auditório do Edifício Leonardo da Vinci, no Coimbra iParque.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
05 novembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Realizar “uma conferência dinâmica que não fosse só virada para dentro mas também para fora” da Universidade de Coimbra (UC). Assim surgiu o evento Inovação@UC.

O objetivo da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC), que dinamizou a iniciativa, foi mostrar “que há muito conhecimento e saber dentro da UC que muitas vezes não é partilhado para fora e que, por isso, não cria impacto na sociedade e na economia”, explica o coordenador da comissão, Alcino Lavrador. “Pretendemos que a UC olhe para si e veja como se desenvolve a inovação todos os dias, como se torna viral e como se liga com a sociedade e com a economia”, conta.

Eis o que pode fazer:

Com mais de três centenas de participantes inscritos, o auditório do Edifício Leonardo da Vinci, no Coimbra iParque (Antanhol) foi pequeno para receber todos os interessados no evento que foi pensado pelo recentemente desaparecido membro do Conselho Geral e docente da UC, Norberto Pires. Foi ele “que deu o pontapé de saída para a iniciativa”, conta Jorge Salvador. O membro da Comissão do CG/UC acredita que é importante reconhecer que “a inovação é chave para o desenvolvimento de qualquer sociedade e país”.

“Não basta fazer [inovação], é preciso que tenha aplicação na prática e que seja útil para a sociedade. E isso faz-se através de colaboração forte entre a universidade e as empresas, que são a locomotiva para trazer esse conhecimento para a sociedade no geral”, sublinha Jorge Salvador.

A 5 de novembro, o objetivo passou por “unir as pessoas”, acrescenta Anabela Mota Pinto, também membro da Comissão do CG/UC. Para a responsável, o evento Inovação@UC conseguiu juntar, num dia “não só o que fazemos de inovação nas faculdades e unidades orgânicas, mas também pôr em contacto a nossa universidade com várias empresas que têm liderado em termos de empreendedorismo o nosso mercado em Portugal”.

Saiba mais sobre o evento inova.uc.pt.

Reveja aqui o evento, na íntegra:

Eis o que pode fazer: