Liberdade de imprensa e autocensura dos meios de comunicação social em debate

27 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Face aos recentes acontecimentos em França, em torno da publicação “Charlie Hebdo” e ao movimento “Somos todos Charlie”, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC)  promovem um jantar acompanhado de uma tertúlia no Centro Cultural Dom Dinis (CCDD) em torno desta temática.

O programa Jantar+Tertúlia surge a partir de janeiro no CCDD, proporcionando a junção de sabores e saberes. Esta iniciativa pretende que “o Centro Cultural Dom Dinis se torne num espaço de referência na comunidade universitária para a realização dos mais diversos tipos de eventos”, realça Regina Bento, administradora dos SASUC.

O tema escolhido para a primeira tertúlia, que se realiza na próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro, pelas 20 horas, é o movimento “Je suis Charlie”. “A Faculdade de Letras da UC (FLUC) foi a parceria mais óbvia, tendo em conta a existência do curso de Jornalismo” diz a responsável. “A ideia foi prontamente recebida por parte da Faculdade, daí que o tema da primeira tertúlia seja “Liberdade de Imprensa e autocensura dos meios de comunicação social” acrescenta a administradora dos SASUC.  Carlos Camponez e João Figueira, ambos professores da FLUC e ex-jornalistas com publicações nestas áreas, são os oradores convidados. Para moderador foi escolhido João Miranda, investigador do CEIS20.

O objetivo é que “através de um clima de jantar entre amigos, se possam discutir temas sérios e com interesse para a comunidade universitária”, finaliza Regina Bento. As próximas iniciativas de jantar+tertúlia vão ser organizadas em articulação com outras Unidades Orgânicas ou Núcleos de Estudantes da Associação Académica de Coimbra, e, de acordo com os SASUC, vão abordar temas atuais e de interesse para a comunidade universitária, complementando a própria formação dos estudantes da UC.

A ementa de cada jantar é preparada pelo Chef Luís Lavrador, com o preço de 9,5€ para estudantes e 12,5€ para não estudantes. As inscrições são feitas através de email: gabadmin@sas.uc.pt, telefone: 239 838 538 ou por mensagem privada na página de Facebook dos SASUC.