Lilie Chouliaraki é a convidada da próxima sessão "Eixos do Conhecimento Interdisciplinar" do CEIS20

A conferência online tem lugar a 10 de março, pelas 14h30.

24 fevereiro, 2026 ≈ 4 mins de leitura

Lilie Chouliaraki, professora de Media e Comunicação na London School of Economics and Political Science, apresenta a sessão "From platforms to prompts. Rethinking humanitarian communication in the age of platforms and AI.", no âmbito dos Eixos do Conhecimento Interdisciplinar, no próximo dia 10 de março, pelas 14h30.

A conferência é exclusivamente online e será transmitida via Teams. Para assistir à conferência é necessária inscrição prévia, disponível aqui.

Mais informações sobre a sessão em https://www.uc.pt/ceis20/conferencias/lilie-chouliaraki-eixos-do-conhecimento-interdisciplinar/

Resumo

Forças políticas iliberais que impõem culturas de violência, crueldade e expulsão estão a ganhar força tanto no Sul Global como, cada vez mais, no Norte global liberal. Neste contexto, torna-se urgente examinar de que modo a comunicação humanitária — a comunicação da humanidade vulnerável como causa para a ação — pode ainda cultivar uma imaginação cívica que nos permita começar a sentir e a compreender o que significa ser humano para além da nossa humanidade europeia, predominantemente branca. Com esse objectivo, apresento reflexões críticas sobre o pós-humanitarismo, um estilo dominante de comunicação humanitária definido pelo abandono das tentativas de representar a humanidade vulnerável como uma condição histórica enraizada na violência estrutural e nas desigualdades persistentes que marcaram o Sul Global pós-colonial.

Enquanto formas anteriores, ainda que persistentes, de humanitarismo recorrem a estéticas digitais orientadas por plataformas que colocam os doadores ocidentais no centro como consumidores benevolentes, incentivados a clicar em “gosto”, a carregar conteúdos e a comprar, as emergentes representações do sofrimento humano geradas por IA intensificam essa lógica de plataforma e as suas estéticas digitais lúdicas, introduzindo agora também uma perturbadora camada de fotorrealismo colonial. Ao confinar o envolvimento a ecrãs móveis, a acções orientadas para o estilo de vida e a tropos familiares do passado, o pós-humanitarismo privilegia a auto-gratificação em detrimento da compreensão crítica, reproduzindo assim hierarquias entre aqueles que vivem em estabilidade e aqueles a quem são negadas segurança, dignidade e reconhecimento. Contra esta dinâmica, devemos prosseguir os nossos esforços para imaginar e representar a humanidade vulnerável de formas que resistam tanto à ludicidade autocentrada como ao regresso de tropos coloniais do pós-humanitarismo, reabrindo possibilidades de cuidado significativo e de acção justa para além dos limites dos nossos mundos de vida imediatos.

Biografia


Lilie Chouliaraki é Professora de Media e Comunicação na London School of Economics and Political Science. A sua investigação explora as complexidades éticas e políticas da comunicação do sofrimento humano, com enfoque nas notícias sobre catástrofes, na advocacia humanitária e dos direitos humanos, na cobertura de guerras e conflitos e nas notícias sobre migração. Entre os seus livros contam-se, entre outros, The Spectatorship of Suffering (2006), The Ironic Spectator: Solidarity in the Age of Posthumanitarianism (2013, Prémio ICA Outstanding Book 2015), The Digital Border. Mobility, Technology, Power (2022) e Wronged. The Weaponization of Victimhood (2024, Prémio ICA Outstanding Book 2025 e Prémio de Melhor Livro 2025 da Divisão de Filosofia, Teoria e Crítica da ICA).

Partilhe