LIP e CQC juntos na última exposição do ciclo "O que se investiga na UC?"

A mostra vai estar patente até dia 17 de novembro no Piso 1 do CoimbraShopping.

04 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC | Milene Santos

A sétima e última exposição do ciclo "O que se investiga na UC?" já chegou ao Piso 1 do centro comercial CoimbraShopping. Até ao dia 17 de novembro é possível ficar a conhecer os projetos de investigação mais relevantes do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e do Centro de Química de Coimbra (CQC).

De acordo com Ricardo Gonçalo, diretor do LIP Coimbra, “iniciativas como esta exposição juntam dois aspetos que são centrais para o LIP. Por um lado, o trabalho em prol de uma ligação cada vez mais próxima e participada entre a ciência e os cidadãos — um pilar essencial da missão do LIP. Por outro lado, a estreita colaboração entre o LIP e as universidades em cada um dos seus pólos, no caso do pólo de Coimbra, integrando desde a sua fundação o universo UC. E esta integração existe em várias vertentes: no ensino e formação avançada, no foco na investigação, inovação, e transferência de conhecimento, e no apoio à educação, divulgação e ligação à comunidade em geral.”

Já o diretor do CQC, Rui Fausto, partilha que "servindo como infraestrutura de investigação científica do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o CQC integra 100 investigadores doutorados e outros tantos colaboradores da UC e externos. É um dos parceiros do Laboratório Associado “Institute of Molecular Sciences”, e compreende um conjunto de infraestruturas de investigação de excelência que se dedicam áreas tão diversas como a química teórica e computacional, química-física (química dos colóides e macromolecular, espectroscopia molecular, termodinâmica e química do estado sólido, etc…), química medicinal e biológica, química analítica e forense, química orgânica e catálise, entre outras". "A missão do CQC é promover a excelência na investigação no domínio das ciências químicas, elucidando e controlando mecanismos moleculares, abrindo caminho para avanços significativos em química, física, biologia e ciências dos materiais, e atendendo às crescentes necessidades tecnológicas de nossa sociedade através da conceção e síntese de novos sistemas e dispositivos. Esta exposição é uma oportunidade para dar a conhecer ao “grande público”, em particular aos cidadãos de Coimbra, alguma da investigação científica que se está atualmente a realizar no CQC”, acrescenta o responsável.

“O que se investiga na UC?” é um ciclo de exposições promovido pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar, inserido num conjunto mais vasto de iniciativas de Comunicação de Ciência do iiiUC, que têm como objetivo dar a conhecer projetos de investigação com impacto direto na sociedade. Ao longo destas sete exposições, 14 unidades de investigação e desenvolvimento da Universidade de Coimbra desafiaram-se a organizar o seu trabalho para o mostrar ao público em geral, contribuindo assim ativamente para a literacia científica da sociedade.

Mais informações aqui.