Living The Future Academy foi apresentada publicamente

Universidade de Coimbra lidera "projeto bastante ambicioso e disruptivo" em parceria com a Universidade dos Açores, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Instituto Politécnico de Viseu e Instituto Politécnico da Guarda.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
11 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) apresentou publicamente a candidatura vencedora ao primeiro aviso do Programa de Recuperação de Resiliência (PRR) – Impulso Jovens e Incentivo Adultos. Um "projeto bastante ambicioso e disruptivo" que é principalmente focado "nas pessoas e na formação", sublinhou o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

São 16,5 milhões de euros direcionados a três objetivos principais: “criar oportunidades de formação de jovens STEAM e profissionais, promover uma estreita conexão entre capacitação, investigação e partilha de conhecimento, e contruir processos de proximidade e coordenação entre a Academia, o mercado de trabalho, os territórios e as populações”. De acordo com a Vice-Reitora da UC para Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, o projeto permite "potenciar a missão das Instituições de Ensino Superior". "O verdadeiro desenvolvimento constrói-se e consolida-se por via da educação com qualidade e proximidade", garante a responsável.

Durante a apresentação, foram desvendadas as principais linhas orientadoras do projeto, assentes em oito academias temáticas (quatro para o programa Impulso Jovens e quatro para Incentivo Adultos), que se baseiam na perspetiva de "formação, investigação e transferência de conhecimento" e que foram desenvolvidas "com o contributo das diversas entidades e parceiros". "O saber exisgte para ser partilhado e para produzir impacto", afirmou Cristina Albuquerque que garante que o pretendido não é "um conjunto de formações, mas sim iniciativas estratégicas, de longo prazo, de e para as regiões".

A candidatura, realizada com quatro copromotores – Universidade dos Açores, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Instituto Politécnico de Viseu e Instituto Politécnico da Guarda – conta ainda com mais de 100 parceiros do sector empresarial, incubadoras, clusters competitivos, associações industriais, administrações locais e regionais e outros parceiros. "Mantendo o respeito pal individualidade e pela territorialidade de cada um" mas, ao mesmo tempo, garantindo "troca de experiências, melhorando a situação de cada um e aprendendo uns com os outros", garantiu Amílcar Falcão. "É um projeto que fará a diferença para todos e será um catalizador para todos nós", sublinhou o Reitor da UC.

A Vice-presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Maria Carrageta, o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José dos Santos Costa e o Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas, marcaram presença na cerimónia. O sentimento "de orgulho imenso" referido por José dos Santos Costa foi partilhado. "Queremos levar o conhecimento para [os territórios] terem mais e melhores competências", afirmou. O projeto "vem dar mais um instrumento para continuarmos a contribuir para a missão" de valorizar o território do interior, valorizar a mão de obra da nossa área de influência e integrar as pessoas no Ensino Superior, acrescentou Joaquim Brigas. "É um trabalho colaborativo que queremos levar a bom porto e que resulte em sucesso", garantiu Maria Carrageta.

Também Emílio Torrão, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, sublinhou que "acreditamos na UC e neste consórcio", garantindo a disponibilidade para ajudar a alcançar o sucesso.

A Diretora-geral do Ensino Superior, Maria Conceição Bento, defende que "em quatro anos, teremos um País mais qualificado e mais bem preparado para os desafios societais".

Reveja a cerimónia na íntegra aqui:

Eis o que pode fazer: