Manual de Saúde Oral

06 fevereiro, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | François Fernandes

O “Manual de Saúde Oral”, da autoria dos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Eunice Carrilho e Manuel Marques Ferreira, vai ser lançado, no próximo dia 10 de fevereiro, pelas 9h30m, nas instalações da Área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Av. Bissaya Barreto – Blocos de Celas).

A obra, que será apresentada pelo diretor da FMUC, Joaquim Neto Murta, é gratuita, dirigida à população em geral, com uma linguagem simples e clara, documentada com inúmeras fotografias a ilustrar doenças e tratamentos realizados na boca.

Segundo os autores, o “Manual de Saúde Oral” tem como objetivos «o ensino e a prevenção das doenças orais. Os doentes podem, desta forma, identificar patologias e informarem-se quanto às formas de prevenção e tratamento».

Ao longo de dezasseis capítulos, fáceis de identificar através de coloridos separadores, são abordados temas como: a minha higiene oral; saúde oral na grávida; saúde oral na criança; a correção dentária com utilização de aparelhos; a cárie dentária e como tratá-la; o branqueamento dentário; traumatismos dentários; a cirurgia oral e quando necessário realizá-la; quando são necessárias as próteses removíveis; quando existe mau hálito; porque o tabaco prejudica a saúde oral; o cancro oral; e outros.

Este livro é uma iniciativa da Faculdade de Medicina em parceria com os Laboratórios Abbott.