Master Class Data Challenge com Nuno Lourenço

A sessão acontece a 13 de outubro às 17h00, em formato online.

MS
Milene Santos
11 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

No próximo dia 13 de outubro, pelas 17h00, realiza-se a Master Class "Aprendizagem Profunda: Soluções e Desafios", no âmbito do programa Data Challenge.

A sessão vai estar a cargo de Nuno Lourenço da Universidade de Coimbra.

A Master Class vai decorrer em formato online, é gratuita e aberta ao público em geral. As inscrições estão disponíveis em: https://bit.ly/3AvUwCz

O programa Data Challenge é organizado pelo UC Business.

Breve Descrição da Master Class


Nos últimos anos a Inteligência Artificial tornou-se ubíqua e omnipresente sendo usada nos mais variados tipos de aplicações. Sugerir o melhor percurso, avaliar a legitimidade de uma transação, fazer recomendações baseadas nas preferências dos utilizadores, ou até mesmo gerar obras de arte são alguns exemplos do uso de Inteligência Artificial e, mais especificamente, de Aprendizagem Computacional.

Estas aplicações tornaram-se possíveis graças aos avanços na capacidade de processamento dos computadores e ao aumento exponencial de dados disponíveis. Estes dois fatores permitiram desenhar e desenvolver sistemas de Aprendizagem Computacional cada vez mais complexos e eficazes, capazes de resolver problemas de extrema dificuldade e que até há pouco tempo eram computacionalmente irresolúveis.

Os sistemas atuais são predominantemente desenhados para domínios específicos de aplicação. Como tal, apesar destes sucessos, existem ainda grandes desafios a resolver e barreiras a ultrapassar para o desenvolvimento de Inteligência Artificial Genérica.

Nesta Master Classe irão ser apresentados os conceitos base relacionados Aprendizagem Profunda bem como os desafios que a área tem pela frente, discutindo os avanços que têm sido feitos pela academia e indústria.

Partilhe