Masterclass "Introdução à Ecografia Abdominal assistida por sistema robótico de tele-ecografia" realiza-se a 7 de setembro

As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 2 de setembro.

26 agosto, 2022≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 7 de setembro vai decorrer na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Polo III, a masterclass "Introdução à Ecografia Abdominal assistida por sistema robótico de tele-ecografia".

Com duração de 1h30, com ínicio pelas 12h00, em regime presencial, a formação vai ser conduzida pela equipa académica da Universidade de Coimbra (UC), liderada pelo docente da FMUC, Luís Curvo Semedo, recorrendo a uma componente inovadora de formação em ecografia abdominal com recurso a um instrumento robótico de manipulação remota. No final, será emitido um certificado de participação, enquadrado no âmbito do projeto TRAINR4U.

A masterclass é dirigida a médicos das várias especialidades e estudantes de medicina dos 4ª, 5ª e 6ª anos (as vagas para os estudantes do 4º ano são condicionadas). A inscrição, gratuita mas obrigatória, deve ser realizada até ao próximo dia 2 de setembro, através do link bit.ly/3doi5r1. Mais informações bit.ly/3KhTvV2.

O TRAINR4U - Training Robot for Ultrassound é um projeto financiado pelo EIT Health, que teve início em janeiro de 2022 e terá a duração de 4 anos. É liderado pelo Instituto Pedro Nunes, sendo a Universidade de Coimbra líder da equipa académica do projeto. Conta com a participando a FMUC, Núcleo de Ensino a Distância e Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. Na Universidade o projeto é liderado pelo docente da FMUC, Luís Curvo Semedo.

Do consórcio fazem também parte o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Parc Sanitari Sant Joan de Déu (ES), Karolinska Institute (SE), Trinity College Dublin (IE), Sorbonne Université (FR), Academisch Ziekenhuis Groningen (NL), Tecnalia Research & Innovation (ES), Assistance Publique Hôpitaux de Paris (FR) e a Sensing Future Technologies.

No próximo mês de outubro terá lugar a 1.ª edição do curso em ecografia abdominal TRAINR4U. A edição vai ter lugar em Coimbra, seguindo-se em novembro uma edição em Espanha, no Parc Sanitari Sant Joan de Déu (Barcelona).

Mais informações sobre o curso TRAINR4U

A ecografia é geralmente a primeira técnica de imagem usada no diagnóstico. Esta técnica de imagem tem várias vantagens, como ser portátil, os resultados obtidos são em tempo real, é uma técnica não invasiva, de baixo custo, sendo um importante auxílio ao diagnóstico em situações de urgência. A Organização Mundial de Saúde, reconhecendo as vantagens e importância desta técnica, incentiva a criação de cursos específicos em ecografia, destinados a todos os médicos, incluindo não radiologistas.

O projeto TRAINR4U vai desenhar e implementar um curso em ecografia abdominal, certificado pela Universidade de Coimbra, combinando o ensino online (20 horas de conteúdo online ministrado através da plataforma da UC de ensino a distância) e a componente prática (10 horas de aulas práticas), recorrendo a uma componente inovadora de formação em ecografia abdominal com recurso a um instrumento robótico de manipulação remota.

O curso TRAINR4U em ecografia abdominal permite a aquisição dos seguintes conhecimentos e competências:

- Princípios base de ecografia abdominal;
- Reconhecimento de estruturas anatómicas;
- Uso de ecógrafo e sondas;
- Identificação de patologia(s) por meio de imagens ecográficas;
- Prática em obtenção de imagens ecográficas da região abdominal.