Matrículas 2021 - A UC dá as boas-vindas aos estudantes

As matrículas para o ano letivo 2021/22 podem ser feitas presencialmente, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra, ou online. Todas as informações estão disponíveis na página www.uc.pt/academicos/matriculas

MC
Marta Costa
27 setembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

São 3 341 os estudantes que ingressaram na Universidade de Coimbra (UC) na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. "É o maior número de sempre de colocações e mantivemos também o mesmo índice do ano passado em termos de primeiras opções", destaca a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque. "Continuamos a ser uma das universidades mais escolhidas por estudantes de todo o País", continua a Vice-Reitora.

Entre 27 de setembro e 1 de outubro decorrem, de forma online e presencial, as matrículas na UC. E, à semelhança do ano passado, o Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra volta a ser o palco da azáfama das matrículas. Aqui, os estudantes que começam agora o percurso académico encontram "apoio de outros estudantes, no processo de inscrição, e há uma representação dos vários serviços da Universidade, desde a componente académica à ação social".

Eis o que pode fazer:

Cristina Albuquerque revela ainda a novidade introduzida este ano do teste imediato do cartão de estudante, elaborado na hora, e que serve de acesso aos edifícios da UC. O objetivo é "evitar que no início das aulas haja problemas", conta a responsável. "Aprendemos com o ano passado e estamos a adaptar-nos à nova realidade". De acordo com a Vice-Reitora, "a ideia é que, no circuito de matrículas, os estudantes encontrem todas as respostas para terem um início do ano letivo tranquilo".

Fica a mensagem e o conselho aos que estão agora a iniciar o percurso universitário de aproveitarem "tudo o que a UC tem para oferecer: qualidade de ensino, tradição e acolhimento. A UC integra e acolhe e prepara convenientemente o percurso dos seus estudantes e oferece muitas oportunidades para um crescimento pessoal e profissional".

Presente nas matrículas está também a Associação Académica de Coimbra (AAC). Seja através dos Núcleos de Estudantes, Secções Culturais e Desportivas ou através das dezenas de voluntários, o papel da AAC é, para Cristina Albuquerque "fundamental ao acolhimento aos novos estudantes".

Quem chega tem, de imediato, oportunidade de conhecer colegas, tirar dúvidas, ou desvendar um pouco sobre a estrutura académica e as várias casas que a compõem. A marcar presença no exterior do Pavilhão 1 estão ainda os Conselhos Cultural e Desportivo da AAC, a Queima das Fitas. "O desejo passa por aproximá-los ao longo de várias gerações que têm passado pela nossa casa. Eles eram uma geraçâo futura e agora são o presente", adianta Mariana Correia. A coordenadora do pelouro do Gabinete de Apoio ao Estudante da Direção-geral da AAC afirma que o objetivo é "que, daqui a uns anos, estejam aqui neste lugar e possam também dar apoio às gerações futuras".

Todas as informações sobre como fazer a matrícula na UC - tanto presencial como online - podem ser encontradas em https://www.uc.pt/academicos/matriculas