Max Stahl recordado no Atelier A Fábrica

Para além de uma exposição, o local recebe a apresentação do filme "A casa que nos une" seguido de conversa com o autor, Ricardo Dias, na sexta-feira, 4 de março.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
02 março, 2022≈ 2 mins de leitura

Élia Ramalho é a organizadora do evento e curadora da exposição.

© UC | Marta Costa

O desaparecimento físico recente de Max Stahl e o pedido feito "de ajudar a que o seu arquivo nunca caísse no esquecimento" levaram a que Élia Ramalho propusesse uma série de eventos para a 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Uma exposição, a apresentação de um documentário seguida de conversa com o realizador são o desafio.

Como a SCUC tem como tema transversal “O Tempo”, a organizadora e curadora teve como objetivo “fazer algo que tivesse em consideração uma reflexão sobre o tempo”. Tempo que, de acordo com Élia Ramalho, pode durar “uma vida como a dele [de Max Stahl]” que condensou histórias. “Ele foi um guardião de vidas e tempos, guardadas através de imagens, conversas e registos”.

Eis o que pode fazer:

A Homenagem a Max Stahl reúne um conjunto de imagens e também a apresentação de um documentário, para que a memória não caia no esquecimento. “As fotografias foram escolhidas com um significado muito especial, cada uma delas”, conta Élia Ramalho. Em colaboração com Alex Lima, escolheram imagens “da altura da luta, o cartaz da proclamação da independência e um mapa de Timor”, revela a organizadora.

Quanto à apresentação do filme e conversa, “de certeza que vamos contar com a presença de vários timorenses de várias gerações”, acredita a organizadora.

Homenagem a Max Stahl

SEX.04_MAR. — 21H Atelier A Fábrica – Centro Cultural de Coimbra | Associação Inclusão Contacto

Exposição de fotografias pessoais e do Arquivo de Max Stahl, o homem que transformou o “tempo” de um povo através de uma imagem. Homenagem a uma personalidade que dedicou muito do seu tempo ao povo timorense.

EVENTO CONVERGENTE – CINEMA Recordar Max Stahl para mostrar como o tempo é imortal quando conservado na memória coletiva.

Exibição do filme: A casa que nos une – UMA HALIBUR HAMUTUK

Após a exibição do filme, está prevista uma conversa com Ricardo Dias e alunos timorenses residentes em Coimbra.

Lotação Limitada. Reservas para: eliaramalho@gmail.com

Conheça a programação completa da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/semanacultural