Medicina de precisão debatida no dia da Medicina Genómica

O Pólo III da UC recebeu especialistas para debater sobre as perspetiva da construção de um novo plano estratégico na área da Medicina Genómica.

KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
02 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Incentivada pela genética, a medicina genómica desenvolve uma forma diferenciada de promover a saúde. E para debater o trabalho que vem sendo realizado no projeto Capacitação para a Medicina Genómica na Região Centro, teve lugar o Dia da Medicina Genómica na Universidade de Coimbra.

A medicina genómica está na base da chamada medicina de precisão que “é uma forma atual em que se usa o conhecimento da genómica para tornar mais preciso o exercício da própria medicina”, revela o coordenador do projeto, Fernando Regateiro.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

O objetivo é “colocar em debate os resultados dos estudos, sempre à luz do desenvolvimento da genómica e das suas aplicações na medicina”, acrescenta o coordenador. Durante o evento pretende-se ainda discutir as perspetivas da construção de um novo plano estratégico, “analisando o que está previsto na Europa para esta área e na construção de redes de desenvolvimento da genómica”.

Fernando Regateiro destaca como aspecto muito importante "a capacitação da população para que possam perceber a finalidade, os meios e limites da medicina genómica”. “Nós queremos que os conhecimentos científicos sejam trazidos para a aplicação clínica e que com eles ganhemos rapidez, eficácia, qualidade dos tratamentos e dos prognósticos na área”, finaliza.

O evento é realizado no âmbito do Projeto “Capacitação da Região Centro para a Medicina Personalizada/de Precisão, de base Genómica”, financiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e coordenado por Fernando J. Regateiro, professor catedrático da FMUC.

Mais informações sobre o evento aqui.

Partilhe