Mentoria e capacitação de jovens mulheres nas TIC são os pilares do programa INSPIRA

Projeto é lançado a 28 de abril, entre as 14 e as 17 horas na sala A.5.4. do DEI/FCTUC e tem vagas limitadas.

Marta Costa
26 abril, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A 28 de abril de 2022 é lançado no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEI/FCTUC) o INSPIRA, Programa de Retenção do Talento Feminino na Informática.

De acordo com a responsável pela iniciativa no DEI/FCTUC, Paula Alexandra Silva, o INSPIRA é um projeto “de retenção de talento feminino na área da informática, através de atividades em contexto de mentoria”. De acordo com a docente do DEI/FCTUC e investigadora no CISUC, o programa “pretende dar suporte ao desenvolvimento das trajetórias académicas e profissionais de alunas, de investigadoras, ou de professoras em início de carreira” na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O INSPIRA surge no contexto do SUPERA/PIED@UC e da acção COST CA19122 - European Network For Gender Balance in Informatics, em estreita colaboração com a investigadora do Centro de Estudos Sociais da UC, Mónica Lopes, e das experiências pessoais de Paula Alexandra Silva. Ao estudar ciências da computação, reconhece que o meio académico da área sempre a levou a estar “muito rodeada de homens”. Para além disso, teve oportunidade de estudar e trabalhar no estrangeiro. “Quando vivemos toda a vida no mesmo contexto, tendemos a naturalizar comportamentos. O facto de ter vivido fora e ter tido contacto com outras instituições, deu me o distanciamento para ver as coisas de outra forma e de que, por vezes, há necessidade de acompanhamento e capacitação”, explica.

O objetivo do programa passa, assim, por “atrair, apoiar e reter” as jovens mulheres na área da Informática

Apesar de, “em Portugal não termos os números mais alarmantes, há uma redução acentuada no número de mulheres [nas TIC] que conseguem passar além do início de carreira. E à medida que avançamos para um nível superior de ensino, também vai diminuindo a presença das mulheres”, conta a coordenadora do INSPIRA. O objetivo do programa passa, assim, por “atrair, apoiar e reter” as jovens mulheres na área. Ao mesmo tempo, acrescenta Paula Alexandra Silva, pretende-se “promover um ambiente de investigação e académico sensível e consciente para estas questões [da inclusão]”.

Criar um “espaço de partilha de experiências para adquirir competências e que facilite a capacitação em diversos aspetos” foi uma das razões para o projeto ser desenvolvido com base em mentorias. “Nada melhor que um mentor, que nos mostre através do exemplo, tendo por base a sua experiência prévia”, garante Paula Alexandra Silva.

O INSPIRA é lançado na data em que se assinala o Dia Internacional das Jovens Mulheres nas TIC. O programa do lançamento conta ainda com uma conferência de Geraldine Fitzpatrick, da Universidade Técnica de Viena. No mesmo dia está prevista a realização de uma mesa-redonda com o tema “Perspetivas, experiências e desafios para a retenção das mulheres na área da informática”.

O lançamento acontece entre as 14 e as 17 horas na sala A.5.4. do DEI/FCTUC e tem vagas limitadas. A inscrição pode ser feita através do formulário disponível em https://bit.ly/mentoriainspira

Mais informações em https://inspira.dei.uc.pt/ ou nas redes do programa INSPIRA em https://www.instagram.com/inspira_dei_uc/