“Mergulha no Éter” – estão abertas as inscrições para os cursos RUC

O prazo de inscrições para os cursos de Informação e Técnica de Radiodifusão termina a 16 de setembro. O curso de Locução e Realização aceita inscrições até 14 de outubro.

AB
Ana Bartolomeu
19 agosto, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Estão abertas as inscrições para os cursos 2022/23 da Rádio Universidade de Coimbra (RUC). As formações abrangem três áreas distintas: Locução e Realização, Técnica de Radiodifusão e Informação.

“Mergulha no Éter” é um convite, em jeito de desafio, lançado pela mais antiga rádio universitária do País. “Afinal de contas somos uma rádio-escola” com um forte carácter prático, conta a presidente da administração da RUC, Lexi Narovatkin.

No convite lançado nas redes sociais, lê-se que a RUC “é um lugar para errar e aprender em liberdade”. Após uma primeira parte mais teórica, os formandos realizam um estágio durante o qual lhes é dada a oportunidade de experimentar os equipamentos e entrar nas rotinas de trabalho da Rádio.

“Apesar do esforço e até de alguma dor de cabeça durante a formação, fazer um curso RUC é bastante recompensador” explica Lexi Narovatkin. “Sentes-te parte de um organismo que se move, que além de ser um agente cultural é um agitador cultural! Coimbra precisa de muito mais dinamismo cultural e acho que a RUC é um dos pilares que pode causar essa mudança”, defende a responsável pela secção.

Apesar do cariz académico da RUC, os cursos são abertos a pessoas de todas as idades, que frequentem ou não o Ensino Superior. Lexi Narovatkin explica que “o processo de Bolonha e os mestrados integrados fizeram com que os estudantes não ficassem cá [Coimbra] muito tempo.” Por essa razão, “a RUC abre portas a toda a gente” numa diversidade etária que acontece “como um fenómeno social orgânico que nós aproveitamos”, conclui a presidente da administração.

As inscrições podem ser feitas online, através do preenchimento de um formulário, ou presencialmente na secretaria da Rádio Universidade de Coimbra. O prazo termina a 16 de setembro para os cursos de Informação e de Técnica de Radiodifusão e a 14 de outubro para o curso de Locução e Realização.