Miguel Morgado torna-se Embaixador Alumni UC em entronização póstuma

26 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

Miguel Morgado

© DR

Miguel Morgado, antigo Presidente do (Banco Europeu de Investimento) BEI e antigo aluno da Universidade de Coimbra (UC), vai ser entronizado, a título póstumo, como Embaixador Alumni UC.

A sessão vai ter lugar no próximo dia 3 de maio, pelas 14h30, no Auditório da Reitoria. O evento vai contar com as intervenções de João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra e de Miguel Alves, do Fundo Europeu de Investimento. Alice Murteira Morgado, filha de Miguel Morgado, estará presente na iniciativa.

A Miguel Morgado deve-se o estreitamento da relação entre o BEI e a UC que originou um curso ministrado pelo Banco Europeu de Investimento, bem como a presença de estudantes da UC num Curso de Verão, igualmente financiado pelo Banco, entre outras oportunidades que estão em desenvolvimento no momento.

O curso na UC é composto por quatro sessões presenciais, sendo ministrado em instituições de referência, escolhidas diretamente pela instituição (BEI). Em 2022 as quatro sessões do curso contaram com cerca de 500 estudantes inscritos. A edição de 2023 está a decorrer.

“Miguel Morgado foi um dos portugueses com maior influência no Banco Europeu de Investimento. Antigo Estudante e Docente da Faculdade de Economia, Miguel Morgado nunca esqueceu a sua Alma Mater e contribuiu muito, especialmente em tempos recentes, para o estreitamento de relações entre a UC e o BEI. A homenagem póstuma desta quarta-feira é o tributo devido e merecido a um grande Senhor”, afirma João Nuno Calvão da Silva.

Curriculum Vitae de Miguel Morgado

Após a licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1979-1984), Miguel Morgado foi assistente estagiário na FEUC (1984-1989), gestor de conta de grandes empresas no Lloyds Bank (1989-1990) e responsável pelo departamento financeiro de uma filial do grupo Renault (1990-1992). Em 1992, ingressou no Banco Europeu de Investimento (BEI). Foi encarregado de operações de financiamento no Reino Unido, até 1999, em Itália (1999-2003) e em França (2003-2008). Entre 2008 e 2014 foi chefe de divisão de operações de financiamento em Portugal. Em 2015 foi diretor do departamento de suporte às operações de financiamento. Entre janeiro de 2016 e julho de 2021 foi diretor do departamento de operações de financiamento em Itália, Malta, Croácia, Eslovénia e Balcãs Ocidentais. Foi o chefe do escritório de representação em Portugal do grupo BEI a partir de 1 de agosto de 2021.