Mimesis 2022: "Dobra" chega ao Teatrão a 15 de junho

A performance da Linha de Fuga - Associação Cultural sobe ao palco do Teatrão a 15 de junho, pelas 19h00.

MS
Milene Santos
09 junho, 2022≈ 4 mins de leitura

© DR

No próximo dia 15 de junho, às 19h00, o Teatrão - Oficina Municipal De Teatro (OMT) recebe o espetáculo "Dobra", com criação e interpretação de Romain Beltrão Teule e produção da Le Vertige Coprodução: Linha de Fuga.

"Dobra" é uma performance-palestra na qual o intérprete convida o público a seguir as suas perguntas, experiências e digressões.

O espetáculo parte da dissecação da palavra dobrar. Dobrar a voz de uma pessoa (num filme, numa entrevista); dobrar uma atriz, um ator (substituindo a sua presença por um duplo); dobrar uma mesa, uma cadeira (ou qualquer objeto que se dobra); dobrar uma folha de papel até obter um origami.

"Dobra" é uma performance em que o intérprete narra a viagem em que teve a sensação de ser perseguido pelo seu doppelgänger enquanto assistia a filmes franceses dobrados em japonês, e se apaixonou por um designer de móveis desempregado, que ganhava a vida a trabalhar em filmes de ação enquanto duplo de um ator famoso. O intérprete duplica-se. As palavras desdobram-se. A narrativa transforma-se em dança, as palavras em gestos. "Dobra" é uma peça que, de forma subtil, coloca a possibilidade de tudo ser manipulável e de a realidade ser falseada.

O espetáculo conta com o apoio da Mala Voadora - Porto Teatro; Fundação GDA; Fundação Calouste Gulbenkian; Festival Temps d'images Lisboa.

Os bilhetes disponíveis na OMT e na Ticketline aqui.

Partilhe