Mimesis 2022: Uma viagem do Swing ao Teatro Musical

Big Band Rags percorre história do jazz coreografada pela DNA - Dance N'Arts no TAGV a 27 de maio, pelas 21h30.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
25 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

Uma viagem temporal que começa pelo Swing, estilo de jazz que dominou os salões de dança norte-americanos nos anos 30 e 40, e termina no Teatro Musical. O espetáculo junta em palco a Big Band Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) e a escola de dança DNA - Dance N'Arts, no âmbito do Ciclo Mimesis 2022.

Com uma primeira parte mais voltada para o Swing, a Big Band Rags da TAUC inicia o espetáculo a solo. Na segunda parte, “teremos a participação das bailarinas da escola de dança que coreografaram alguns temas para dançar connosco”, revela Eduardo Ribeiro, presidente da direção da TAUC.

A Big Band Rags e a DNA – Dance N'Arts começaram a trabalhar juntas em junho de 2021, também no âmbito do Ciclo Mimesis. “Uma noite na Broadway” foi o primeiro espetáculo que levaram a palco.

Eis o que pode fazer:

“Do Swing ao Teatro Musical” pretende dar continuidade a uma colaboração que une a música à performance artística.

“Tem sido uma parceria excelente e é sempre muito mais enriquecedor quando as áreas da cultura se entrecruzam”, explica Maria Carlos, uma das diretoras da escola DNA - Dance N'Arts.

Com cerca de meia centena de elementos entre os 8 e os 51 anos, a DNA - Dance N'Arts tem 12 coreografias especialmente preparadas para “aliar a dança à música” o que “torna o espetáculo muito mais rico e muito mais apelativo”, acrescenta a diretora.

O clássico “Fly me to the Moon”, de Frank Sinatra e “Memory”, do musical “Cats” de Andrew Lloyd Webber, são alguns dos temas que integram o reportório do espetáculo de 27 de maio, no TAGV.

O Ciclo Mimesis, iniciativa da Reitoria da Universidade de Coimbra, tem mais de 40 atividades de teatro e artes performativas a decorrer em vários palcos da cidade até 15 de junho.