Mimesis 2023 - A Alegria d(n)as Pequenas Coisas vai ao IPO Coimbra

Levar a arte para espaços diferentes e "para um público que, por várias razões, não está presente ou não tem possibilidade de assistir a este tipo de intervenções" são também objetivos dos Palhaços d'Opital.

MC
Marta Costa
28 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

A arte, como o teatro, “para além da parte cultural e artística, também é espaço de afeto e partilha”. Os Palhaços d’Opital, no âmbito do 4.º Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis, levam ao IPO – Coimbra A Alegria d(n)as Pequenas Coisas. O diretor artístico da associação, Jorge Rosado, acredita que não só é possível “levar a cultura a um espaço diferente”, como também “para um público que, por várias razões, não está presente ou não tem possibilidade de assistir a este tipo de intervenções”. O espetáculo acontece a 1 de junho.

Ao criar “uma dinâmica para refletir sobre questões de saúde mental”, o espetáculo “retrata a história de um neto que acha que a avó anda um pouco cansada, triste e em baixo. Com um colega vão apresentar soluções para a avó melhorar”, conta Jorge Rosado. A mensagem, explica o diretor artístico, é levar a um palco diferente do habitual – um hospital – questões sobre “o envelhecimento ativo, do cuidado e respeito pela pessoa mais velha”, e no que diz respeito à saúde mental, Jorge Rosado sublinha a importância da reflexão e normalização das soluções.

Durante um período, os Palhaços d’Opital pretendem levar as pessoas a “sentirem-se num planeta diferente, com emoções positivas e alegres”. É esse também um dos objetivos da arte, garante Jorge Rosado.

A Alegria d(n)as Pequenas Coisas | Teatro, 1 de junho, das 11 às 15 horas | Instituto Português de Oncologia de Coimbra


“La Vie en Rose” é uma canção francesa icónica, que está presente na memória dos nossos avós. É uma música que expressa a felicidade e o amor através de uma perspetiva otimista da vida. Esta canção inspirou a criação de uma dinâmica/história em torno dos temas da saúde mental, dos afetos e da empatia. Vamos à descoberta da alegria e da felicidade nas pequenas coisas da vida compartilhando estes sentimentos com os outros.

Organização: Palhaços d’Opital, Para maiores de 18 anos.

Partilhe