Mimesis 2023: Medeia

A peça sobe ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente a 25 de maio, pelas 21h30.

AB
Ana Bartolomeu
23 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

Medeia, na versão de Eurípides, datada de 431 a.C., é uma tragédia grega e “uma das heranças clássicas mais presentes” nos dias de hoje. A peça conta a história de uma princesa, Medeia, “que é abandonada pelo seu marido, Jasão, e decide se vingar”, explica o encenador, Arthur Montenegro.

A peça, levada a palco pela Associação Cultural Thíasos, sofreu duas grandes adaptações. A maior é a da “divisão em três Medeias em cena”, visto Medeia ser devota da deusa Hécate, tradicionalmente representada por três faces. “Nessas três faces temos a face da donzela, da mãe e da anciã”, explica Thiago Montenegro. “São três atrizes em cena que são a mesma personagem e cada uma delas representa um atributo da Medeia”. A outra adaptação surge quando “há uma rutura” entre as três Medeias. Além da encenação, “há quatro momentos de dança” ao longo do espetáculo.

Simbolicamente, a peça “tem o intuito de mostrar o quanto a Medeia teve de abrir mão para cumprir a vingança e de como uma história de amor acaba de uma maneira trágica”, conta o também produtor do espetáculo.

Em palco vão estar dez atores, mas a produção envolve um total de 18 elementos da Associação Cultural Thíasos. Medeia sobe ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente a 25 de maio, e faz parte da Mostra de Teatro Universitário, inserida no Ciclo de Teatro e Artes Performativas - Mimesis.

Medeia


TEATRO

Organização: Associação Cultiral Thíasus

A tragédia clássica de Eurípides transporta-nos para o dia em que Medeia, uma princesa estrangeira que traiu sua pátria pelo amor de Jasão, executa sua vingança após o marido a abandonar com os filhos para casar-se com a filha do rei de Corinto. Com três atrizes revezando-se no papel de Medeia, cada uma encorporando uma das facetas da protagonista, mergulharemos nos seu conflitos internos e nas consequências dos seus crimes para todas as personagens ao seu redor.

Para maiores de 14 anos.

Bilhetes disponíveis na Bilheteira do TAGV.

Bilhete Normal — 2€

Partilhe