Mimesis 2023: "Não lixa lixo - intervenção consciente" dinamiza a Baixa

Atividade, que decorreu a 3 de junho, junta a performance com a educação ambiental para as crianças.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
03 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Juntar educação e brincadeira” foi o ponto de partida para a iniciativa Não Lixa Lixo. Inserida na 4.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra, Mimesis, a intervenção decorreu na Praça do Comércio e foi dirigida a um público infantil e famílias.

“Acreditamos que a parceria entre a questão ambiental e a cultura são basilares para a educação ambiental das crianças”, garante Fabiana Saueia, da organização do evento. Não Lixa Lixo começa com uma conversa com os participantes, seguida de uma caça ao tesouro com o apoio de alguns dos comerciantes da zona. “Depois, cada tesouro é a base para construir uma escultura, com o apoio do nosso artista plástico, o Alex Lima”.

O objetivo principal, explica Fabiana Saueia, é que os participantes “tenham consciência do dever ambiental”, numa altura em que se fala muito dos direitos, e “dar também a conhecer o comércio local”.

Eis o que pode fazer:

Artista visual e brincante. É assim que se caracteriza Alex Lima, um dos dinamizadores da atividade que é “uma performance que liga o meio ambiente e a cultura popular”, explica.

O artista reconhece que a questão do meio ambiente, dos direitos e deveres de cada um, estão já a ser colocadas, na escola e em casa. Através da ação – e de iniciativas semelhantes, pretende-se “reforçar isso”, fazer o “trabalho de formiga”.

E é esse um dos pontos da atividade, “construir brinquedos de origem de cultura popular com materiais que forem recolhidos na Praça do Comércio” e assim, garante Alex Lima, mostrar que se pode “fazer coisas com o que temos à volta, construir brinquedos e brincar”.

Conheça a programação completa do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis da Universidade de Coimbra em www.uc.pt/cultura/mimesis

Não Lixa Lixo | Praça do Comércio - Baixa de Coimbra

Dividida em três etapas, a performance/intervenção é dirigida ao público infantil e às famílias. Um momento de conversa sobre a consciência, a cidadania ambiental e sobre a compreensão dos Direitos e Deveres com os resíduos gerados por cada pessoa.

Com um momento de “caça ao tesouro”, onde se dão dadas pistas aos participantes que percorrem os comércios da Praça do Comércio para recolha de materiais que possam ser reutilizáveis. E ainda um momento performativo — “Brincar” — conduzido por um artista plástico a partir do material recolhido.

Organização: Associação Plural Apotheosis