Mimesis 2023: Os Pássaros - de Aristófanes

A peça tem lugar a 18 de maio às 21h30 no Teatro Académico de Gil Vicente.

KP
Karine Paniza
16 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

Fronteiras continua a ser a palavra-chave para a CTB - Companhia de Teatro de Braga, que traz para o Ciclo de Teatro e Artes Performativas — Mimesis o espetáculo “Os Pássaros” de Aristófanes.

"Nós consideramos que os pássaros são todas aquelas pessoas que hoje viajam pelo mundo numa transumância que a vida, a economia, a política nos obriga. Os pássaros são, portanto, uma metáfora daquilo que é hoje o nosso cotidiano no mundo, as pessoas em trânsito", explica o encenador e dramaturgo da CTB, Rui Madeira.

O espetáculo é um olhar "muito radical, muito cáustico, a partir do texto original, sobre a situação na Ucrânia e a situação na Europa" e acaba por ser uma verdadeira imagem no espelho desta Europa. "Os pássaros são, portanto, os refugiados ucranianos que vagueiam hoje pela Europa", acrescenta.

"Eu quero que todos os espetáculos da Companhia sejam momentos em que as pessoas tem que se confrontar com duas coisas: a noção do tempo e o confronto de cada um com a sua realidade", admite o encenador.

“Se o espetáculo proporcionar uma discussão entre as pessoas que vão ver, atingimos o objetivo central.” desta forma o teatro “assume a sua função social de discutir a comunidade”

“Os Pássaros” entra em cena a 18 de maio às 21h30 no Teatro Académico de Gil Vicente.

Com encenação e dramaturgia: Rui Madeira| Cenografia: Alberto Péssimo, figurinos: Manuela Bronze, conta com os atores: Solange Sá, Silvia Brito, Eduarda Filipa, Carlos Feio, António Jorge, André Laires e Rui Madeira| Canto lírico: Iuliia Buzovkina e coro constituído pelos 10 artistas de Teatro da Ucrânia, integrantes do projeto Stage, Home Of the World: Nadia Korbut, Nika Litkevich, Oleh Teliatnyk, Olha Antoniuk, Olga Prasolova – Turutia, Vira Shevchenko, Veronika Doroshko e outros/as refugiados/as ucranianos/as da comunidade: Daria Ponomarenko, Kovetska Oleksandra, Liudmyla Mogylevets, Lysenko Natalia, Rafalionok Sofia.

Os Pássaros — de Aristófane


TEATRO

Organização: CTB — Companhia de Teatro de Braga, CRL

A tragédia do Mundo não pára. Segue vertiginosamente para o FIM. Nós somos atores e espetadores da catástrofe, e quanto mais a tragédia real avança, mais necessita- mos da Memória, para entendermos com que facilidade a Civilização e os Impérios se desmoronam. Estes PÁSSAROS são a metáfora real do nosso mundo e imagem brutal ao espelho de uma Europa, presa nas fisgas de oportunistas, submersa em conflitos de interesses e angústias sobre o futuro. OS PÁSSAROS pretende ser um momento de prazer caótico, no intervalo do PESADELO NAS NOSSAS CABEÇAS!

Para maiores de 12 anos.
Bilhetes disponíveis na Bilheteira do TAGV. Bilhete Normal — 10€
Descontos Praticados pelo TAGV — 5€

Partilhe