Mimesis 2023: Quando o Colégio da Trindade se transformou numa Assembleia Dançante do século XVIII

Recriar um salão do século XVIII, com música, dança e jogos, envolvendo o público numa performance, foi a proposta da Portingaloise — Associação Cultural e Artística para o ciclo Mimesis.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

As assembleias, no século XVIII, eram reuniões de pessoas essencialmente para convívio, dança ou desenvolver relações sociais. A 8 de junho, o Colégio da Trindade voltou atrás no tempo e tornou-se palco de uma dessas antigas assembleias. "Recriar um salão em que se envolvesse o público" foi um dos objetivos, explica Catarina Costa e Silva, membro da Portingaloise — Associação Cultural e Artística, organizadora do evento inserido na programação do ciclo de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra - Mimesis.

A partir de baralhos de cartas musicais, eram assim as redes sociais na época. A Assembleia Dançante que o Colégio da Trindade recriou, pela mão da Portingaloise — Associação Cultural e Artística, basesou-se num "baralho" de José Espírito Santo e Oliveira, compositor da patriarcal de Lisboa, em que cada carta tem associada uma partitura musical a que corresponde uma dança. O público pode assim ouvir música do século XVIII imerso no espírito da época. De acordo com Catarina Costa e Silva, o evento serviu também para "ver algumas coreografias da época e ouvir testemunhos de viajantes estrangeiros que vivenciaram estas assembleias em Lisboa".

Eis o que pode fazer:

A proposta foi oferecer ao público, "a partir destas fontes, não só as literárias como coreográficas e musicais", uma forma diferente de "contemplar este horizonte de uma nova sociabilidade e mundanidade do final século XVIII que vai inaugurar as relações sociais da época contemporânea", subinha Catarina Costa e Silva.

Conheça a programação completa do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis da Universidade de Coimbra em www.uc.pt/cultura/mimesis

Assembleia Dançante | Dança | Colégio da Trindade

Assembleia Dançante recria um espaço de convívio do século XVIII onde jogo, música, teatro e dança se conjugam com o intuito de divertir. Conjugando intérpretes profissionais e amadores, executam-se contradanças, minuetos e outros êxitos então conhecidos em toda a Europa, ouvem-se peças do repertório musical assim como testemunhos de viajantes, que nos auxiliam a vislumbrar o horizonte artístico e recreativo da época. Tudo integrado num espetáculo em que a palavra, o gesto e a música compõem um só texto dramático, que nos convida ao prazer de festejar em comunidade.

Para maiores de 6 anos. Organização: Portingaloise — Associação Cultural e Artística