Mimesis 2023: TAGV recebe Slovenia Blood Stories

Um "espetáculo humanista" que tem, ao mesmo tempo uma dimensão científica e liga a história dos dois países – Eslovénia e Portugal – e outras, "implicadas na história das duas árvores genéticas" dos atores que sobem a palco.

MC
Marta Costa
24 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

No âmbito do Ciclo de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra (UC) – Mimesis, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) recebe o primeiro de uma série de espetáculos “Blood stories – histórias de sangue”. “Dois atores/atrizes juntam-se para especular sobre o modo como os seus antepassados poderão ter-se cruzado, recentemente ou num tempo remoto”, explica a organização, Mala Voadora. A 27 de maio, pelas 21h30, sobrem a palco o português Pedro Moldão e a eslovena Miranda Trnjanin para “Eslovénia blood stories”.

Em palco, vão analisar “as suas próprias características, tentam perceber quais poderão ter sido herdadas e, juntos, fazem uma viagem no tempo através das respetivas árvores genealógicas. As histórias pessoais acabam por misturar-se com a História com “H” grande, e evocam-se acontecimentos políticos fundadores dos lugares que agora habitamos”, acrescenta ainda a organização.

Um espetáculo que tem uma base científica e surge de “uma incursão pela genética”. “Fazia todo o sentido apresentar, num programa da Universidade”, garantem. “O próprio formato do espetáculo está próximo de uma tradição teatral das últimas décadas: o teatro conferência”. Mesmo não tendo a "objetividade temática" como foco, o espetáculo assume-a como ponto de partida para o diálogo. A organização quer que o público “se sinta próximo da Miranda e do Moldão. Da sua humanidade”. “Slovenia Blood Stories é um espetáculo humanista”, garantem.

Conheça a programação completa do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis da Universidade de Coimbra em www.uc.pt/cultura/mimesis

Slovenia Blood Stories | Teatro | 27 de maio, 21h30, TAGV

Organização: Mala Voadora

Jorge (Portugal) e Miranda (Bósnia) fizeram um teste genético. Investigaram desde os seus pais até parentes que viveram há centenas de anos. Agora, em palco, vão perceber onde é que as suas histórias se cruzaram. Vão falar de migrações, rotas comerciais, guerras e acordos de paz. BLOOD STORIES é um espetáculo biográfico, onde dois artistas ficcionam sobre um passado que desconhecem para melhor nos contarem a sua história. Para nos falarem de amor e traição, troca de bebés, rivalidades familiares, longas viagens. Sobre aquilo que nos une.

Para maiores de 16 anos. Bilhetes disponíveis na Bilheteira do TAGV. Bilhete Normal — 7€ Descontos Praticados pelo TAGV — 5€