Mimesis 2023 - Teatro Onde está a minha mãeee? leva os mais novos à Estufa do Jardim

Uma borboleta está a ajudar o macaco a encontrar a mãe pela selva. Depois de falar com o elefante e a cobra, lá encontra a mãe, a arara. A estufa do Jardim Botânico foi a selva para a adaptação da obra de Julia Donaldson, uma peça de teatro para os mais novos inserida no ciclo Mimesis 2023.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
28 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

"É um sapo! É um sapo", apontava com emoção uma das crianças no público. Virou-se de imediato para a mãe, ao seu lado, e disse com convição que aquela também não era a mãe do macaco. A estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) tornou-se, no domingo, 28, de manhã, palco da busca improvisada, entre os animais da selva, pela mãe do macaco. A peça de teatro, trazida a Coimbra pela Associação Renovar a Mouraria, inseriu-se no Ciclo de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra (UC), Mimesis, e foi dirigida a crianças.

A encenadora e diretora artística, Elisa Rossin, explica que o objetivo "passou por mostrar o tema da diversidade e das diferenças". "As famílias já não são compostas por um esquema tradicional", adianta. Por isso, e adaptando a obra "O Macaco Danado", de Julia Donaldson, quiseram também mostrar a história com a diversidade - o macaco acaba por encontrar a mãe, uma arara. Na Universidade, no ciclo Mimesis, encontra-se "um ambiente propício para discutir, para conversas e pesquisar", acredita Elisa Rossin.

Eis o que pode fazer:

O JBUC é já "um palco habitual" de vários dos ciclos promovidos pela Universidade, conta a diretora, Teresa Girão. "É muito importante trazer uma diversidade de públicos ao Jardim, públicos que talvez que não viessem noutro dia", acrescenta.

De acordo com a responsável, "continua também a ser importante diversificar os projetos que acolhemos" e ter "as crianças a vibrar com esta peça de teatro" prova isso mesmo.

Onde está a minha mãeee? | Teatro | Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

O pequeno macaco pede ajuda à borboleta para encontrar a sua mãe, a dona Macaca. Ela tem uma cauda elegante, mas não é uma cobra; tem pernas compridas, mas não é uma aranha; vive saltando, mas não é sapo. “Onde está a minha mãeee” mostra que nem tudo é o que parece ser e propõe, de forma lúdica e sensorial, um olhar para enxergar além do horizonte diverso, respeitando as diferenças. É um espetáculo de linguagens de encenação e manipulação de bonecos para bebés e suas famílias.

Organização: Associação Renovar a Mouraria