Mimesis 2024: Play/Brinque - Voz do Brincante, a Vez do brincar

O evento multidisciplinar aconteceu a 8 de junho na Praça do Comércio e Largo da Sé velha.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 junho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Uma performance que quer provocar nas pessoas o desejo de brincar. É assim que Alex Lima, da Associação Catrapum Catrapéia, define o evento Play/Brinque - Voz do Brincante, a Vez do brincar. E alia a "essa provocação, o reaproveitamento do material". Isto porque, tudo ali é feito com material reaproveitado. Mas afinal, o que é o Play/Brinque?

Alex Lima lembra que todos já fomos crianças, ou todos brincamos ou já brincámos. A ideia é "voltar ao universo do brincar, e voltar a dar voz à criança que foi sendo silenciada à medida que foi crescendo". De um universo quase infinito de brinquedos da cultura popular, são cinco os que Alex Lima constrói, na hora, com material contemporâneo, reaproveitado. "As pessoas constróem o seu brinquedo com o material que têm à mão e a ideia é que façam deles o que quiserem", conta.

No Play/Brinque, o objetivo é "mostrar que dá para fazer e dá para se brincar com o que se tem". E assim nasce um carrinho com algumas garrafas de água de plástico e alguma paciência.

Para miúdos e graúdos, o evento Play/Brinque - Voz do Brincante, a Vez do brincar começou durante a manhã, na praça da Sé velha, e durante a tarde Alex Lima esteve na Praça do Comércio, a construir brinquedo e a desafiar quem passava a brincar.

Saiba mais sobre a 5.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – Mimesis aqui.

Evento Multidisciplinar | Play/Brinque - Voz do Brincante, a Vez do brincar


Organização: Associação Catrapum Catrapéia

Local: Praça do Comercio e Largo da Sé velha

Um convite para vivenciar o brincar com brinquedos conceituais criados a partir de resíduos recolhidos em ecopontos da cidade. Os brinquedos estarão disponíveis em dois locais na baixa e alta de Coimbra para que todos possam brincar, e claro, isso também inclui as crianças. Para todos os públicos.

Partilhe