Mimesis: Um serão para conhecer o Marquês de Pombal

O espetáculo "Um Serão com o Marquês" é gratuito, mas carece de inscrição e tem lugar a 3 de junho, às 18h00, no Museu da Ciência da UC.

KP
Karine Paniza
Ana Bartolomeu
31 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Sabe quem é Sebastião José de Carvalho e Melo? Uma dica: foi antigo estudante da Universidade de Coimbra e responsável pela reconstrução da cidade de Lisboa após o terremoto que a destruiu em 1755.

Marquês de Pombal foi uma figura de destaque com um papel crucial na chamada Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra (UC). No ano em que se celebram os 250 anos da (atual) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), apresenta-se o espetáculo “Um Serão Com o Marquês”.

Com organização de João Fernandes do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC em colaboração com Pateo das Galinhas - Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz, o espetáculo aborda o percurso de vida do Marquês de Pombal.

Eis o que pode fazer:

Uma peça de teatro inédita, com texto de Isabel Sousa, encenada em formato entrevista que inclui as contribuições para o ensino experimental das Ciências Naturais na Universidade.

"Um Serão com o Marquês" apresenta ainda ao público um programa musical, que intercalado com a encenação, traz canções eruditas temática e/ou cronologicamente coerentes com a ação.

Pela voz do docente da FCTUC, João Fernandes vai ser possível ouvir músicas de Schubert, Mozart, Luís de Freitas Branco entre outros.

O espetáculo "Um Serão com o Marquês" tem lugar a 3 de junho no Museu da Ciência da UC às 18h00.

A participação no evento está limitada aos lugares na sala e é gratuita, mas exige inscrição para o email teatrodebico@gmail.com até 1 de junho.

Um Serão com o Marquês

Programa Musical:

"Ombra mai fu", George Frideric Handel (1685-1759)

"Ständchen", Franz Schubert (1797-1828)

"Aquela Moça", Luis de Freitas Branco (1890-1955)

"The Infinite Shining Heavens", Ralph Vaughan Williams (1872-1958)

"Non più andrai, farfallone amoroso", Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Ficha Técnica:

Marquês de Pombal: Fernando Carlos Lopes