Mostrar a ciência no feminino

Iniciativa Soapbox Science 2021 decorre em formato online devido ao contexto atual e conta com várias investigadoras da UC.

Marta Costa
21 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Soapbox Science está a chegar a Coimbra, uma “iniciativa global que pretende dar ênfase às mulheres na ciência e à sua ciência”. A acontecer no sábado, 23 de outubro, tem como objetivo “desmistificar” e ao mesmo tempo “mostrar que as mulheres são tao boas como os homens na ciência”, explica Ana Carvalho, representante da Universidade de Coimbra (UC) na organização do evento.

Ao “enfatizar as mulheres nas STEM, ou seja, em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e assim dar relevo à qualidade que temos nas nossas mulheres na ciência”, a Soapbox Science quer colocar “mulheres a falar para o público, numa linguagem simples, sobre a sua ciência”, defende Ana Carvalho.

Eis o que pode fazer:

A Universidade de Coimbra junta-se à iniciativa, com várias investigadoras a participarem no evento, que vai decorrer de forma onlilne. O público interessado vai poder “interagir com as nossas cientistas” e descobrir “o que é ser mulher na ciência, o que fazem, quais os desafios e as paixões do que investigam”, afirma Ana Carvalho.

A iniciativa, global, nasceu no Reino Unido e veio para Portugal em 2020. A Soapbox Science é realizada atualmente em 45 regiões em todo o mundo.

Inscrições para o evento devem ser realizadas através de formulário online na página https://bit.ly/soapboxscience2021

Há muitas mulheres na ciência, na Universidade de Coimbra. Convidamos a conhecer melhor o percurso de uma delas, Sara Varela Amaral, através da rubrica Caminhos na UC. Fique também a conhecer outros projetos e iniciativas para a Comunidade UC na página “A Nossa UC”.