Mulheres da UC na Ciência: Ana Fonseca

Ana Fonseca é investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É a convidada de junho da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
05 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Despertou cedo o interesse na área da psicologia e mesmo "tendo em aberto outras opções" foi no Ensino Secundário que "o cuidado pelo outro, o ajudar o outro e tentar compreender um bocadinho melhor o que estava na nossa cabeça e porque é que as coisas aconteciam de determinada forma, começou a tornar-se óbvio que esta era a minha área de eleição". Ana Fonseca escolheu Psicologia na Universidade de Coimbra de "uma forma fácil".

É psicóloga clínica, docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e investigadora no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Ana Fonseca alia a curiosidade da investigação ao interesse pela psicologia e intervenção clínica. É por isso que o percurso da investigadora sempre teve "projetos de intervenção aplicados, com implicações clínicas", explica. "Tornou-se uma paixão e não faz sentido deixar a investigação e fazer carreira só na área da clínica", conta Ana Fonseca.

Eis o que pode fazer:

Ana Fonseca é atualmente investigadora doutorada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e membro integrado do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra. É Psicóloga Clínica e tem a especialidade em Psicologia Clínica e Saúde, atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Concluiu o seu doutoramento em Psicologia Clínica e da Família em 2013, no âmbito de um programa interuniversitário das Universidades de Coimbra e Lisboa, tendo desde aí conduzido a sua investigação sobretudo nas áreas da saúde mental perinatal, intervenções cognitivo-comportamentais e ehealth. Tem sido investigadora principal de vários projetos financiados, dos quais se destaca o projeto “BeAMom Trial”, que teve como objetivo o desenvolvimento e avaliação de eficácia de uma intervenção psicológica para a prevenção da depressão pós-parto: o programa Be a Mom, cujos direitos de adaptação e comercialização foram adquiridos à Universidade de Coimbra por uma empresa americana na área da saúde digital (CURIO Digital Therapeutics). Neste contexto, tem também prestado serviços especializados de consultoria à mesma empresa, para desenvolvimento de novos produtos. Adicionalmente, é membro da COST ACTION RISEUP-PPD, que inclui cerca de 90 investigadores e profissionais de vários países europeus ligados à temática da saúde mental perinatal (tendo liderado o Workgroup Prevention and treatment strategies in PPD entre 2019 e 2021), e integrou o Grupo de Trabalho em Psicologia e ehealth da Ordem dos Psicólogos Portugueses, responsável pelo desenvolvimento das guidelines para prestação de serviços de Psicologia mediados por TIC. Ana Fonseca tem disseminado os resultados da sua investigação em mais de 80 artigos publicados em revistas internacionais com fator de impacto, e em apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Desde 2016, colabora como docente nas atividades letivas da FPCE-UC, particularmente no Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e Saúde, e tem supervisionado alunos de doutoramento, mestrado e estágio curricular. Tem também colaborado como psicóloga clínica na Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra (UPC3). Em 2022, recebeu o prémio de reconhecimento especial a jovens investigadores do World Cultural Council Award, na área da Educação, pela articulação feita entre investigação, pedagogia e transferência do conhecimento.