Mulheres da UC na Ciência: Ana Maria Teixeira

Ana Maria Teixeira é professora na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. É a convidada de maio da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
08 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Das ciências e da Bioquímica, o percurso levou-a à investigação na Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Fisica da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), onde descobriu a área da imunologia do desporto e se sentiu "como um peixe na água". Ana Maria Teixeira explica que esta linha de investigação "tem a ver com os efeitos do exercício, tanto crónico como agudo, no sistema imunitário, o que, por sua vez, tem a ver com a saúde, e por isso facilmente abrange outras áreas".

Neste momento, devido à sua ligação ao consórcio Ageing@Coimbra, a investigadora "está mais voltada para o envelhecimento". Aqui, conta Ana Maria Teixeira, "a ideia é perceber como é que o exercício físico pode prevenir o envelhecimento do sistema imunitário" e como é que isso se reflete posteriormente para as doenças crónicas. "Desde o diabetes, às doenças cardiovasculares ou o cancro, há uma influência grande na inflamação ou da vigilância das células imunitárias", adianta a investigadora. Todas as ligações vão "casar com a prevenção em saúde e das doenças crónicas" que, conta, "é a área em que está mais envolvida".

Envolvida em vários projetos europeus multidisciplinares, Ana Maria Teixeira acredita que o exercício e as ciências do desporto vão ser uma mais valia, pois vão "conseguir dar um conhecimento extra e juntar as diferentes pontas que estão soltas", ao mesmo tempo que se promova o olhar "o exercício de uma maneira mais científica".

"A área da imunologia do exercício já é multidisciplinar, mas vai tornar-se ainda mais", acredita. "É uma área do futuro".

Eis o que pode fazer:

Ana Maria Teixeira é doutorada em Ciências da Saúde pela Universidade de Londres (1996), Mestre em Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É investigadora do Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física (CIDAF) e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, onde leciona na licenciatura em Ciências do Desporto, no Mestrado em Exercício e Saúde e no Doutoramento em Ciências do Desporto. É coordenadora deste curso de doutoramento, membro da Assembleia da FCDEF, membro dos Conselhos Científico da FCDEF e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, membro do Conselho Editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra e do grupo operacional do consórcio Ageing@Coimbra. Foi a primeira mulher Presidente do Conselho Directivo da FCDEF tendo servido dois mandatos de 2002-a 2006.

De 2019 a 2022 foi Presidente da International Society of Exercise and Immunology (ISEI) e é desde março de 2023 a única portuguesa “Fellow” do European College of Sport Sciences (ECSS). É ainda membro da European Society for Clinical Investigation (ESCI) e da Sociedade Portuguesa de Imunologia (SPI).

Os seus domínios de intervenção são a imunologia do exercício e a promoção da saúde tendo orientado várias teses de doutoramento e mestrado nas temáticas do exercício ao longo da vida e a imunosenescência, o imunometabolismo e o envelhecimento, da saúde dos atletas sujeitos a grandes cargas de treino, da promoção de estilos de vida saudável e prevenção da doença crónica. A nível europeu participou na European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing (EIP-AHA) nos grupos A2-Falls Prevention and Management e A3 –Lifespan Health Promotion and Prevention of Age-Related Frailty and Disease. Colabora com vários grupos de investigação nacionais e internacionais. Atualmente faz parte das equipas de investigação dos projetos CHAngeing (Excellence Hubs) e Pas Gras (Horizon-RIA) financiados pela EU.