Mulheres da UC na Ciência: Ana Paula Silva

Ana Paula Silva é investigadora do iCBR - Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É a convidada de abril da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
03 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Começou na biologia, o que foi “uma escolha simples”, pelo interesse que já tinha. Mas foi durante a licenciatura na Universidade de Coimbra que escolheu a área de investigação, muito por causa da disciplina opcional de Neurobiologia que a direcionou para as Neurociências. Hoje, Ana Paula Silva, já com o Doutoramento em Biologia, especialidade em Biologia Celular, dá aulas na Faculdade de Medicina da UC (FMUC) e é investigadora no iCBR - Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra

Garante que o trabalho que faz é “sempre realizado em equipa” e tem vários projetos a decorrer. Ana Paula Silva destaca o interesse particular na “investigação transacional da biologia celular à medicina” e gosto pela “interdisciplinaridade entre a investigação fundamental e a clínica”, algo “que tem incentivado” também junto dos estudantes de mestrado e doutoramento que acompanha.

Dos projetos que tem em mãos, salienta a investigação feita sobre o impacto de substâncias ilícitas no cérebro e trabalhos na neurofarmacologia e neuropsiquiatria. Sublinha ainda um projeto sobre "o impacto do stress na barreira neurovascular do cérebro e as respostas neuro inflamatórias associadas". O interesse da investigadora do iCBR passa ainda por saber mais sobre "a perturbação da hiperatividade e do défice de atenção".

Eis o que pode fazer:

Ana Paula Silva licenciou-se em Biologia (Ramo Científico), em julho de 1998, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Em janeiro de 2003 finalizou o Doutoramento em Biologia, na especialidade de Biologia Celular pela FCTUC, e em março do mesmo ano inicia o Pós-Doutoramento no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra. Durante a sua formação esteve ainda na Universidade de Odense, Odense, Dinamarca e na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha.

O ingresso na carreira de investigação, como Investigadora Auxiliar, ocorre em 2005, dando início à sua atividade no Instituto de Farmacologia e Terapêutica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Desde 2016 que é Investigadora Principal da FMUC e atualmente coordena o grupo de “Neurofarmacologia e Neurospiquiatria” do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR, FMUC). Para além da sua atividade como investigadora e orientadora de várias teses, é também a docente responsável da Unidade Curricular Opcional de Investigação Aplicada II, do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e colabora em vários programas de Doutoramento e Mestrado.

O trabalho de investigação desenvolvido pelo seu grupo tem-se focado no estudo das alterações vasculares do cérebro e processos neuroinflamatórios, em diferentes condições, tais como Dependência de Substâncias/Adição, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA), Stress, e Traumatismo Crânio-Encefálico. Atualmente coordena um projeto de investigação financiado pela Fundação Bial e é membro da equipa de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e de um projeto Europeu EU4Health.