Mulheres da UC na Ciência: Daniela Nascimento

A investigadora e docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Daniela Nascimento, é a convidada de fevereiro da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
06 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Considera "as relações internacionais uma área muito ampla, variada e interdisciplinar e que cruza muitas temáticas", mas rapidamente percebeu "o interesse pelos Direitos Humanos e pelas questões humanitárias" que a levaram pelo percurso da investigação. Hoje, Daniela Nascimento, professora associada no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, mantém o interesses de investigação nos estudos críticos para a paz, reconstrução pós-conflito, direitos humanos, ação humanitária, em especial no contexto Africano e Timor Leste.

Está neste momento envolvida em projetos que partilham a característica de se focarem na temática do ensino e da pedagogia e, explica a investigadora, "na forma como enquanto docentes olhamos a docência e a concebemos com a perspetiva de ter maior qualidade e maior envolvência" com os estudantes.

Vê, assim, a docência "não apenas como uma forma de transmitir e passar conhecimento, mas também de promover o desenvolvimento nos estudantes de competências de análise e posicionamento crítico e de confronto construtivo de ideias". De acordo com Daniela Nascimento, o objetivo é que "tenham consciência da realidade à sua volta, para que possam ter um papel mais interventivo e transformador na sociedade e para que esta possa ser mais justa, equitativa e mais consciente".

Eis o que pode fazer:

Daniela Nascimento é doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro Europeu Inter-Universitário de Direitos Humanos e Democratização de Veneza e licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando a Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos, e professora Associada no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde leciona no primeiro ciclo de Relações Internacionais, no Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento e no Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos.

Foi Subdiretora para o Ensino Pós-Graduado e Formação Avançada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra entre 20 de fevereiro de 2020 e 13 de abril de 2022. É membro eleito do Conselho Científico da Faculdade de Economia da UC e Conselheira no Conselho do Ensino Superior Militar da alçada do Ministério da Defesa Nacional.

Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos críticos para a paz, reconstrução pós-conflito, direitos humanos, ação humanitária, em especial no contexto Africano e Timor Leste. Tem publicados nestas áreas livros, capítulos e artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras bem como participação em vários projetos de investigação com financiamento nacional e internacional. Atualmente, integra as equipas de investigação de três projetos Erasmus+ associados a consórcios envolvendo várias Universidades europeias e todos eles centrados em temáticas ligadas ao ensino e pedagogia: Integrating Work-Based Learning in Peace and Conflict Studies (IN-COPS), European Network on Teaching Excellence (E-NOTE) e Measuring and Comparing Achievements of Learning Outcomes in Higher Education (Calohex).