Mulheres da UC na Ciência: Susana Aires de Sousa

A investigadora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Susana Aires de Sousa, é a convidada de dezembro da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
05 dezembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Admite que é um hábito geral "olhar o Direito como uma área do conhecimento muito conservadora, que está pouco ligada à realidade atual, ao que está a acontecer no momento e ao que possa vir a acontecer". No entanto, para Susana Aires de Sousa, tanto a sua experiência como a sua investigação dizem-lhe que é precisamente o contrário.

"Não obstante o direito penal chegar sempre depois de o crime ter acontecido, a minha área de investigação, para além de cruzar direito com ciência e tecnologia, é muito atual", conta a investigadora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

E é o cruzamento entre o Direito e a inteligência artificial ou mesmo com as neurociências que têm fascinado e têm sido os fios condutores da investigação que desenvolve Susana Aires de Sousa.

Eis o que pode fazer:

Susana Aires de Sousa é Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, sendo doutorada e mestre por esta Faculdade. É membro integrado do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito e Senior Fellow do Carol and Lawrence Zicklin Center for Business Ethics Research da Wharton School, Universidade de Pensilvânia (EUA). Foi investigadora-bolseira do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Strafrecht, em Freiburg (Alemanha).

Tem colaborado, no plano do ensino e da investigação, com várias instituições internacionais como a Universidade Agostinho Neto (Angola), a Universidade de Macau, a Universidade Castilla-la-Mancha (Espanha), o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais ou a USP-Ribeirão Preto (Brasil).

Tem mais de uma centena de publicações sobre temas de direito penal, direito penal económico, direito penal societário e direito processual penal. Nos últimos anos, tem investigado os desafios que a ciência e a tecnologia colocam ao direito, sobretudo nas áreas das neurociências e da inteligência artificial. Neste âmbito, coordenou um Projeto Exploratório do Instituto Jurídico sobre “Inteligência artificial e criminalidade empresarial”. Colabora com revistas nacionais e internacionais na área de direito penal na revisão de artigos científicos. Participa regularmente como conferencista e palestrante convidada em diversos congressos e seminários, em Portugal e no estrangeiro. Em 2017 recebeu uma Menção Honrosa concedia pela Ordem dos Advogados Brasileiras – Secção de São Paulo, por relevantes serviços prestados à ciência do Direito.