No Dia Internacional do Idoso, conheça o MIA

De acordo com o coordenador do MIA-Portugal, Rodrigo Cunha, Portugal é "o 4.º país mais velho do mundo" e o envelhecimento da população "é um dos grandes problemas" de hoje.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
01 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) pela primeira vez em 1991. O objetivo é a sensibilização da sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. É assinalado anualmente a 1 de outubro.

O MIA-Portugal (Multidisciplinary Institute Of Ageing) pretende "focar-se no que são os princípios biológicos do envelhecimento – ou seja, o que acontece em termos moleculares e celulares para começarmos a ficar mais suscetíveis não a uma, mas a todas as doenças associadas ao envelhecimento", explica o coordenador do centro de investigação da Universidade de Coimbra (UC), Rodrigo Cunha.

Numa altura em que a população europeia se depara com um aumento do envelhecimento, "em particular em Portugal, pois somos o 4.º país mais velho do mundo", Rodrigo Cunha lembra que, a acompanhar esta situação "está o aumento de todas as doenças associadas ao envelhecimento".

No Dia Internacional do Idoso, damos a conhecer algumas caras do MIA-Portugal e as linhas gerais das suas investigações.

Conheça o MIA-Portugal em https://www.uc.pt/en/mia/MIA_Portugal

Eis o que pode fazer:

Também no Dia Internacional do Idoso, o MIA-Portugal lança uma série de seminários, com periodicidade mensal, que têm como objetivo "analisar as tendências da ciência do envelhecimento". O primeiro acontece hoje, 1 de outubro, via Zoom, com o tema "Geografia celular da sinalizacão mitocondrial em envelhecimento e doença". Com início previsto para as 14 horas, o evento conta com Nuno Raimundo, investigador principal do MIA-Portugal.

Os seminários MIA-Portugal pretendem debater tópicos relacionados com "a ciência do envelhecimento e os mecanismos que lhe estão associados e dirigem-se à comunidade científica e aos investigadores com trabalho ou interesse no tema". As sessões terão lugar na primeira quinta-feira de cada mês.

Aceda ao seminário através da página: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84603623906?pwd=bWhldytyWUJkZUp5emtvbEJxTTZOQT09 [Palavra-passe: 772939]