Noite Europeia dos Investigadores à procura das melhores propostas de atividades para 2021

A NEI 2021 acontece a 24 de setembro. As propostas devem ser submetidas através de formulário online até 6 de agosto.

07 julho, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

A Noite Europeia de Investigadores (NEI) está de volta à Universidade de Coimbra (UC). A edição 2021 acontece a 24 de setembro e já está aberto o prazo para submissão de propostas para atividades.

Em 2021, o tema da NEI é SCICLI – SCIENCE FOR CLIMATE | CIÊNCIA PARA O CLIMA. As propostas de atividades devem ser submetidas através de formulário online, em https://ls.uc.pt/index.php/597452, até 6 de agosto, às 17 horas.

O Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (iiiUC) é o representante da Universidade no consórcio que lançou a temática e que pretende responder à questão: “Como pode a ciência contribuir para o conhecimento sobre as causas e efeitos das alterações climáticas e para a neutralidade do clima até 2050?”

Os objetivos da NEI 2021 são “promover a sensibilização dos cidadãos, em especial os mais novos, para a investigação e inovação empenhada no desenvolvimento de tecnologia, indústria e transportes verdes, bem como preservação de ecossistemas e recursos naturais”.

Durante a tarde e noite de 24 de setembro, a proposta do iiiUC, em colaboração com o Museu da Ciência da UC, unidades de I&D e vários centros de Ciência da UC, é dinamizar “a Rota de Ciência”. Com o desafio de promover iniciativas presenciais e online, pretende-se unir a Universidade e a Baixa de Coimbra, aproximando investigadores e cidadãos, e os vários parceiros do consórcio, através da plataforma NEI em noitedosinvestigadores.org.

As iniciativas propostas podem ser presenciais ou online e há ainda a possibilidade de participação nas atividades pré-evento.

Antes da Noite de Investigadores 2021, a organização vai dinamizar três iniciativas. “Dia antes da Noite” é uma ação a realizar em escolas da região de Coimbra, onde os investigadores da UC levam atividades práticas relacionadas com a sua investigação às escolas. “Sextas-feiras da Ciência” é uma iniciativa a acontecer nas ruas da Baixa da cidade, nas tardes de sexta-feira (dias 3, 10 e 17 de setembro), com o desenvolvimento de “mini-science shows”. Ainda antes da NEI 2021 acontece o Open Day online, a 21 de setembro, direcionado a escolas, com atividades online, a ser divulgadas em breve.

A organização alerta ainda que todo o programa está sujeito a restrições associadas ao desenvolvimento da situação pandémica, assim como às condições atmosféricas.

Para mais informações, os interessados devem enviar email para neinvestigadores@uc.pt.